Economia

Governo de Minas faz alerta a motoristas sobre golpes do IPVA; saiba como evitar!

Veja na reportagem o que deve ser feito para impedir o pagamento indevido de boletos e links falsos do imposto
Governo de Minas faz alerta a motoristas sobre golpes do IPVA; saiba como evitar!
Crédito: Agência Brasil

Em março, terá início no Estado a escala de vencimentos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023. E, além de prever o valor do imposto no orçamento, o motorista também precisa ficar atento caso receba algum boleto em casa ou algum e-mail informando sobre o pagamento da fatura. É que, nestes dois casos, é que entram os golpistas, com tecnologias a fim de enganar os contribuintes.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, no ano de 2022, as fraudes com IPVA e Taxa de licenciamento figuraram entre os principais golpes aplicados no Estado. Dentre os novos métodos identificados pela corporação para enganar as vítimas, está o envio de SMS com links. Por isso, é importante estar atento e buscar informações sempre em canais oficiais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), conforme alerta o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da pasta, Leônidas Marques.

“A Secretaria da Fazenda gostaria de alertar ao cidadão que ela (a secretaria) não envia nenhuma forma de cobrança através de link por e-mail e tão pouco boleto pelo correio. Então, o cidadão deve acessar o nosso site oficial, que é o www.fazenda.mg.gov.br, e clicar na aba IPVA ou na aba Taxa de Licenciamento. Por lá, é possível conseguir todas as informações necessárias para efetuar o pagamento do tributo. Então, fique atento a qualquer recebimento de link ou boleto pelo correio ou e-mail. Isso provavelmente é uma tentativa de golpe”, afirma Leônidas Marques.

De forma mais precisa, a escala de vencimentos do IPVA 2023 se inicia em 13 de março e termina em 19 de maio, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa. O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% é de 13 a 17 de março.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Saiba quando você deve pagar o IPVA em Minas Gerais!

As placas que terminam em 1 e 2, terão a 1ª parcela ou parcela única com vencimento para 13 de março, sendo a 2ª parcela em 13 de abril e a 3ª parcela em 15 de maio. Para as placas que terminam em 3 e 4, a cota única ou 1ª parcela terá o vencimento em 14 de março, a 2ª parcela em 14 de abril e a 3ª parcela em 16 de maio.

Para os veículos com placas que terminam em 5 e 6, a cota única ou pagamento da primeira parcela poderá ser feito em 15 de março. Já a segunda parcela, em 17 de abril, e a terceira parcela em 17 de maio. As placas com finais 7 e 8, os motoristas terão como vencimento da primeira parcela ou pagamento total o dia 16 de março. A segunda parcela cai com vencimento em 18 de abril e a terceira parcela, em 18 de maio.

E, por fim, para quem tem veículos com placas com os números finais 9 e 0, a primeira parcela ou pagamento integral terá como vencimento o dia 17 de março. A segunda parcela será em 19 de abril, e a terceira parcela vencerá em 19 de maio.

Como realizar o pagamento do IPVA?

Para consultar o valor das parcelas do IPVA 2023, é necessário ter em mãos o número do Renavam do veículo. A guia de arrecadação do tributo pode ser emitida no site da Fazenda. O pagamento do IPVA pode ser realizado diretamente nos guichês de caixa eletrônicos ou terminais de autoatendimento em agências bancárias. No entanto, não são todas as agências bancárias que fazem o recolhimento do imposto no Estado, conforme a Secretaria de Estado da Fazenda.

Os bancos credenciados para o recebimento do IPVA 2023 em Minas Gerais são as instituições do Banco do Brasil, Mais BB (Banco do Brasil), Itaú, Bradesco, Caixa, Agências Lotéricas (Caixa), Sicoob, Mercantil do Brasil e Santander.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas