Economia

Governo publica decreto que exclui CeasaMinas do programa de privatização

Empresa foi incluída no plano em 2000, ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC)
Governo publica decreto que exclui CeasaMinas do programa de privatização
A Ceasa Minas é essencial ao abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte | Crédito: Ceasa Minas/Divulgação

Nesta terça-feira (20), o governo federal publicou decreto retirando as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A (CeasaMinas) do Programa Nacional de Desestatização (PND) e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. A empresa foi incluída no PND em 2000, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Em 2023, o governo Lula já havia retirado do PND a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); a Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep); o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF); e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).

Foram retiradas do PPI, também em 2023, os armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA); e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras).

Ceagesp

O governo federal também excluiu a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o maior entreposto de alimentos da América do Sul, do PND. A companhia também foi retirada do PPI da Presidência da República. A decisão do governo federal foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Ceagesp foi inserida no PND e qualificada para o PPI pelo governo federal em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.  

Reportagem distribuída pela Agência Brasil

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas