Governo federal autoriza início das obras no aeroporto do Vale do Aço

O Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para obras de restauração e sinalização do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, em Ipatinga (Vale do Aço). Serão investidos R$ 13,2 milhões em melhorias, que trarão mais segurança operacional ao aeroporto.
De acordo com o ministério, Os investimentos serão divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (9%). Os recursos do governo federal são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).
Serão realizadas obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, das taxiways, do pátio de aeronaves, além da execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do aeroporto. A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2021.
Conhecido como “Regional do Vale do Aço”, o aeroporto atende a cidade de Ipatinga e toda sua região de influência. Está em funcionamento desde o ano de 1959 e está sob gestão do Governo de Minas Gerais. Sua área possui 700.000 metros quadrados, com uma pista de 2.004 metros de extensão e 45 metros de largura. Possui um TPS com capacidade para atender 150 mil passageiros.
Conforme informado anteriormente, no início do ano passado, o terminal chegou a ficar interditado por dois meses, enquanto recebia obras emergenciais para reparar as péssimas condições da pista. Em abril, a Anac liberou as operações após a conclusão do reparo realizado pelo governo de Minas. As intervenções, porém, venceram em setembro daquele exercício.
Antes, em fevereiro, a Azul Linhas Aéreas havia anunciado que iria interromper suas atividades no terminal devido problemas na pista. Em 19 de fevereiro, o aeródromo foi interditado pela Anac, que informou, na época, não ter como garantir se a estrutura oferecia segurança para receber voos.
Neste ano, a companhia suspendeu os voos no aeroporto, em virtude da pandemia de Covid-19, em março. No início de junho, o aeródromo foi oficialmente fechado para a realização da obra definitiva.
Ouça a rádio de Minas