Governo foca na ampliação do metrô em Contagem e linha 3 fica distante

O Governo do Estado tentará novamente buscar recursos federais para a ampliação da Linha 1 do metrô da capital mineira até o viaduto Beatriz, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), disse na quarta-feira (19) o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Pedro Bruno.
O projeto será novamente submetido ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) na área de Mobilidade, o PAC Mobilidade. O secretário revelou ainda que a construção da Linha 3 do metrô, destinada para ligar a região da Lagoinha à Savassi, já pleiteada uma vez no PAC Mobilidade, hoje está mais distante de acontecer.
Pedro Bruno conversou com Diário do Comércio durante o Seminário Nacional Pela Retomada de Obras Paralisadas, organizado pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), Escola Superior Dom Helder Câmara e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), com apoio da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), em Belo Horizonte.
O governo de Minas tentou garantir a ampliação da Linha 1 do metrô no PAC Mobilidade no ano passado, mas o projeto acabou não sendo contemplado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Vamos aplicar de novo. O nosso foco total é na expansão da linha 1, temos pleiteado recursos federais, em conjunto com a prefeita Marília Campos (PT), para fazer a linha em Contagem chegar até o viaduto Beatriz, pra essa conexão logística, porque um transporte mais eficiente é fundamental”, declarou Pedro Bruno.
Ele explica que o governo estadual tem o desafio de fazer projetos elegíveis para receber os recursos do Novo PAC, principalmente para obras complexas como o metrô de Belo Horizonte. Até por isso, atualmente, o Estado decidiu focar esforços para garantir a extensão da linha férrea em Contagem, enquanto a linha 3 será alvo de análise em outro momento.
“Hoje a linha 3 é uma realidade distante, mas vamos trabalhar para achar um caminho. A prioridade é a expansão da linha 1”, afirmou o secretário de infraestrutura do Estado.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, já havia manifestado a expectativa da inscrição da ampliação da Linha 1 no PAC Mobilidade e dos estudos de viabilidade econômica da concessionária Metrô BH, em conversa com o Diário do Comércio durante a cerimônia para início da operação da concessão da BR-040 pela Via Cristais, no começo do mês.
“Acredito que para o próximo PAC nós já teremos todos os estudos comprovando que uma estação nova de metrô, aqui em Contagem, vai mostrar viabilidade. E eu espero que esse ano”, destacou a petista.
Ouça a rádio de Minas