Obras na MGC-262 entre Caeté e Sabará são concluídas

As obras de implantação de duas novas variantes e a recuperação do aterro em dois pontos da rodovia MGC-262, no trecho entre Caeté e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram concluídas pelo governo de Minas Gerais.
As melhorias foram executadas visando acabar com o transtorno de tráfego em meia pista na rodovia e foram realizadas por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).
As intervenções, que contaram com aporte da ordem de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti, foram viabilizadas por meio de convênio de cooperação técnica e financeira assinado entre a empresa e o governo de Minas, por meio do DER-MG, com a interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
O diretor de construção do DER-MG, Anderson Tavares Abras, considera que a conclusão das obras na MGC-262 vai proporcionar mais qualidade de vida e segurança para o usuário da rodovia, com reflexos diretos no desempenho da economia em toda a RMBH.
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“Esta é mais uma entrega do Provias para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, fruto de convênio com a iniciativa privada, parceria que ajuda Minas a avançar na infraestrutura viária”, avalia Abras.
Entenda as mudanças:
- O primeiro trecho implantado (km 286) tem 311,39 metros com duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,25 metros, e dois dispositivos de drenagem de 0,60 metros.
- A variante do km 289,5 tem 259,641 metros e duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,50 metros, e dois dispositivos de drenagem de 0,70 metros.
- As duas variantes ficam próximas à mina de Cuiabá, que se destaca por ser a mais profunda do Brasil. São quase 1,4 mil metros subsolo abaixo, com acessos por veículos e elevador.
A rodovia MGC-262 tem característica de tráfego intenso e chega a manter um fluxo de aproximadamente 20 mil veículos diariamente, sendo que 20% deles é composto por caminhões de grande capacidade de carga.
Com essas melhorias, as expectativas é que sejam beneficiadas cerca de 180 mil pessoas da região, sem contar que a MGC-262 é uma rota alternativa à rodovia BR-381.
Histórico
Os trechos da MGC-262 sofreram problemas de erosão nos dois pontos da rodovia, sendo causado pelo excesso de água das chuvas que infiltrou no terreno e rompeu parcialmente o pavimento, provocando seu estrangulamento. Por conta desse contratempo, o trânsito no local era operado em apenas uma faixa.
Para resolver o problema, nos trechos foram realizados seguintes serviços:
- terraplenagem – escavação,
- corte,
- aterro e compactação de bota-foras,
- drenagem e dispositivos superficiais,
- reforço de subleito,
- pavimentação sinalização horizontal e vertical,
- e implantação de dispositivos de segurança viária (defensas, amortecedores de impacto, marcadores de alinhamento).
(Com informações da Agência Minas)
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