Governo de Minas fomenta desenvolvimento econômico dos municípios

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), promoveu nesta segunda-feira (14), o “Dia D – Desenvolvimento: sua cidade, novas oportunidades”. A ação, realizada no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, concretiza esforços conjuntos entre o governo estadual e os municípios mineiros, buscando impulsionar o potencial para atrair novos investimentos.
O encontro contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo), do vice-governador Mateus Simões (Novo), além de prefeitos e representantes de diversas regiões do Estado. “Não tem como um Estado avançar, dar certo, se não for feito um trabalho a quatro mãos, entre governo do Estado e prefeituras”, ressaltou Zema.
O vice-governador reforçou que o governo mineiro tem buscado fortalecer a conexão com os municípios para ampliar o impacto das ações estratégicas em desenvolvimento econômico. “A ideia do Dia D é mostrar para os municípios como as ferramentas do Estado podem ser utilizadas para fomentar o crescimento local. Temos programas como o Minas Livre para Crescer e o Cidades do Futuro, que vêm gerando resultados concretos”, disse Simões.
Programas econômicos de desenvolvimento
Durante o evento, houve um reconhecimento das cidades que avançaram dentro do “Minas Livre Para Crescer”, criado para desburocratizar o estado e torná-lo o mais livre para se empreender do Brasil. O programa já conta com a adesão de mais de 560 municípios, tornando Minas o Estado com maior índice nacional de políticas de liberdade econômica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já o programa “Cidades do Futuro” busca modernizar a gestão pública municipal, tornando os serviços mais eficientes e próximos dos cidadãos. O projeto já foi implantado por 100 prefeituras que, com soluções práticas, conseguem deixar seus serviços cada vez mais próximos dos cidadãos.
“Nós pensamos o Dia D como uma forma de apresentar para os prefeitos e gestores municipais o nosso sistema de desenvolvimento econômico e os programas existentes para criar uma forma de cooperação entre os gestores e o Estado”, descreveu a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Reflexos das ações do governo para impulsionar os municípios
No primeiro semestre de 2025, Minas Gerais registrou a formalização de 58.399 novos empreendimentos, um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O destaque foi para a região do Vale do Jequitinhonha/Mucuri, que apresentou aumento de 33,68% no número de novos negócios.
Desde 2019, o Estado atraiu mais de R$ 495 bilhões em investimentos privados, com reflexo direto na geração de mais de 990 mil empregos em mais de 300 municípios mineiros.
O evento contou com painéis apresentados por representantes de órgãos como a Invest Minas, a Jucemg e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Por meio de políticas públicas estratégicas, o Governo de Minas prepara os municípios para se tornarem ambientes propícios ao crescimento, inovação e geração de empregos, o que gera benefícios diretos à população, conforme o vice-governador apresentou aos prefeitos mineiros.
“O governo está aqui para servir os 853 municípios mineiros, vocês que estão na linha de frente de cada uma dessas cidades. É exatamente por isso que estamos cuidando para gerar emprego e levar infraestrutura a todas as regiões de Minas”, destacou Mateus Simões.
Ouça a rádio de Minas