Greve dos ônibus em Belo Horizonte é suspensa após reunião
Com aproximadamente 12 horas de duração, a greve dos ônibus em Belo Horizonte foi suspensa na manhã desta segunda-feira. A paralisação dos veículos havia sido iniciada à meia-noite pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH e Região (STTR-BH). A mobilização tinha como objetivo a reivindicação de reajuste salarial da categoria.
De acordo com a própria entidade, a suspensão da paralisação ocorreu após a reunião com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Os empresários apresentaram a proposta em que sugerem o reajuste de 8,2% do salário, tendo como data-base o mês de outubro de 2022.
Apesar de definir o retorno dos coletivos às ruas da capital mineira, a categoria ainda prevê a realização de uma assembleia para definir se a proposta de reajuste será aprovada ou não. Segundo o STTR, há a possibilidade de que a assembleia seja agendada para o dia 18 de janeiro.
Em várias estações e terminais da cidade, haviam faixas fixadas com os dizeres: “STTRBH na luta por melhores condições de trabalho”. No entanto, já às 11h30, as faixas foram retiradas, e os ônibus começaram a circular de forma gradativa.
Prefeitura faz monitoramento dos coletivos após retomada
Procurada pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que foi comunicada da suspensão da greve dos trabalhadores do transporte coletivo. No entanto, destacou em nota que, para garantir a mobilidade da população, equipes da Sumob, da BHTrans e da Guarda Municipal seguem monitorando o serviço de transporte coletivo da Capital após o retorno das atividades.
Ouça a rádio de Minas