Economia

Grupo Arteris Fernão Dias investe R$ 3 milhões em asfalto ecológico

Asfalto ecológico utiliza fresagem de pavimento e diminui impactos ao meio ambiente. Esta é a primeira vez que a BR-381 recebe esse tipo de tecnologia
Grupo Arteris Fernão Dias investe R$ 3 milhões em asfalto ecológico
O projeto prevê para a reestruturação da pista a utilização de matéria-prima principal proveniente da fresagem de pavimento asfáltico | Crédito: Divulgação

Com investimentos que chegam a R$ 3 milhões, o grupo Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre Contagem e Guarulhos, começou, neste ano, a implementar o projeto de manutenção do pavimento utilizando asfalto reciclado, o RAP (Reclaimed Asphalt Paviment) — conhecido como asfalto ecológico.

Conforme o gerente de implantação e conserva da Arteris Fernão Dias, Marcos Gruba, o projeto prevê para a reestruturação da pista a utilização de matéria-prima principal proveniente da fresagem de pavimento asfáltico. “Nós testamos um novo sistema para pavimentação mais rentável e durável com cimento, raspa de fresagem, incorporando a estrutura; deixando conforto e segurança para os usuários da rodovia, além de agilidade no processo de obra”, explica.

Segundo o grupo Arteris Fernão Dias, os primeiros testes do novo sistema foram feitos em julho do ano passado. Durante as pesquisas, foram observadas a durabilidade e a qualidade do pavimento, além da aderência e segurança dos motoristas. “Como é inovador, ainda não temos um panorama para dizer a respeito da durabilidade, mas podemos dizer que o pavimento está perfeito como se a caixa de teste tivesse sido feita há poucos dias. Isso demonstra que a qualidade e a durabilidade estão correspondendo às expectativas”, reforça Gruba.

Esta é a primeira vez que a BR-381 recebe esse tipo de tecnologia. A aplicação foi iniciada pelo trecho entre São Sebastião da Bela Vista e Varginha, no Sul de Minas, na pista sentido São Paulo. No local, cerca de cinco quilômetros de estrada – entre o km 843 e o km 500 e entre o km 849 e o km 500 – passam por manutenção desde a segunda quinzena de junho. A conclusão do trabalho levará cerca de quatro meses, tempo três vezes mais rápido do que a reconstrução na metodologia convencional.

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“Essa é a grande vantagem do novo método. Além do material ser ecologicamente correto, o trabalho de pavimentação é menor. Isso faz com que a manobra utilizada na rodovia seja curta, evitando riscos de acidentes”, avalia Marcos Gruba.

O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação da empresa que pretende reduzir os resíduos gerados pela administração da rodovia. “Essa é a nossa principal preocupação. Desenvolvimento sustentável da economia garantindo segurança para os usuários da rodovia, que é a peça fundamental, mas cuidando do meio ambiente dentro dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS). A Arteris faz parte dessa agenda da ONU (Organização das Nações Unidas) e nossa prioridade é tornar o nosso trabalho parceiro do meio ambiente, uma preocupação mundial”, esclarece Gruba.

O que é o asfalto ecológico?

O processo de reciclagem asfáltica começa a partir do trabalho de usinagem feito pela própria concessionária. A camada de fresa é retirada do pavimento e processada pela usina que tem capacidade de produção de 60 toneladas/hora. Neste material são incorporados cimento, água e emulsão, que é misturada em temperatura ambiente. Após a usinagem, o material está pronto para uso e pode ser estocado por até 30 dias.

Segundo o gerente de implantação e conserva da Arteris Fernão Dias, Marcos Gruba, a mobilidade do equipamento  garante o sucesso do projeto. A usina adquirida pela concessionária pode ser deslocada ao longo dos 562 quilômetros de estrada administrados pela Arteris Fernão Dias. Isso traz mais agilidade para o trabalho de recuperação da rodovia, permitindo que diversos segmentos possam ser tratados ao longo de um mês.

 “Neste ano, a expectativa é atuar em 15 quilômetros de faixa da BR-381 com a metodologia. O grupo Arteris está investindo em tecnologia e inovação para que possamos aprimorar ainda mais o serviço de qualidade nas rodovias que temos concessão”, salienta Gruba.

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