Grupo controlador da Centauro cresce 52,5%

Apesar de um cenário de prática de descontos mais fortes, decorrente do excesso temporário de estoque, o primeiro semestre do Grupo SBF, da Centauro (maior varejista de artigos esportivos da América Latina), foi de resultados positivos. No período, a companhia alcançou lucro líquido ajustado de R$ 70,5 milhões, registrando aumento de 52,5% na comparação com o ano anterior.
Os motivos para o avanço, de acordo com a empresa, devem-se, principalmente, à diluição de despesas em 4,4 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2022 e em 4,6 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2023. Diluição que, segundo o grupo, só foi possível em função de iniciativas para redução de despesas somadas a um crescimento de receita e a uma menor pressão em gastos logísticos, em razão da diminuição do nível de estoques que começa a dar sinais de melhora.
Centauro focou na contenção de despesas
Na Centauro, as estratégias de crescimento, o foco na redução de despesas e a maior eficiência dos canais de vendas e atendimento foram as principais motivações para os resultados positivos. A receita líquida da varejista de artigos esportivos nos primeiros seis meses do ano foi de R$ 882,7 milhões, alcançando crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2022. As lojas físicas (225 em 26 estados) foram responsáveis por 80% dessa receita.
Visando a rentabilidade da plataforma digital, a Centauro buscou melhores práticas de fretes e investimentos mais eficientes de marketing e concentrou esforços para um melhor atendimento e experiência dos clientes, aumentando em 8 pontos percentuais o share de clientes comprando no canal digital e retirando nas lojas. Dado que a empresa considera um importante indicador da integração multicanal.
Fisia melhorou desempenho de canais
Com relação a Fisia, empresa distribuidora oficial da Nike no Brasil que pertence ao grupo, também foram realizadas ações para controlar estoques e melhorar o desempenho dos canais de atendimento e vendas. A estratégia foi atuar junto aos varejistas com planos de liquidação para os consumidores diretos e escoar os estoques, gerando, dessa forma, caixa.
Assim, a receita líquida da empresa somou R$ 1,1 bilhão, crescendo 47% na comparação anual. Já nos últimos 12 meses, a Fisia abriu 19 lojas da Nike passando de 22 unidades em setembro de 2022 para 43 neste trimestre. Outra importante conquista citada pela empresa foi a migração do centro de distribuição para Extrema, no Sul de Minas Gerais.
Hoje, a empresa opera de forma 100% própria na versão digital, o que para o grupo é um fator adicional de redução de custos. A unidade conta com 37 mil metros quadrados, 580 funcionários e capacidade para expedir 60 mil itens por dia.
Black Friday e Natal são apostas do quarto trimestre
O desempenho do grupo como um todo e os esforços para geração de caixa contribuíram para o começo da redução dos indicadores de dívida líquida ajustada/Ebitida que passou de 3,35X no segundo trimestre para 2,98X no terceiro trimestre de 2023. Estima-se que o indicador de alavancagem retorne a níveis históricos no final do ano, beneficiado pela redução de compra de produtos e pelo tradicional impulso nas vendas do quarto trimestre, decorrente dos eventos Black Friday e Natal.
O CEO do Grupo SBF, Paulo Zemel, afirmou que mesmo com um início de ano desafiador foi possível ampliar eficiência operacional e rentabilidade. Há um entendimento na gestão que as questões circunstanciais que estavam impactando o exercício de 2023 estejam sendo resolvidas.
“Para o quarto trimestre, o mais importante do ano, seguiremos atuando nas nossas frentes prioritárias para 2023, sem deixar de focar na evolução de nossa plataforma omnichannel e na migração para o DTC da Fisia”, disse o gestor.
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