Economia

Grupo discutirá subsídios para a tarifa de transporte público na Capital

Grupo discutirá subsídios para a tarifa de transporte público na Capital
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

A formação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a possibilidade de subsídios para a tarifa de transporte público em Belo Horizonte foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ontem. Além dos vereadores, o GT deve contar com a participação das Secretarias Municipais de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão, da BHTrans e da sociedade civil.

A criação de mais essa instância de debate pela Câmara Municipal ocorre no contexto de suspensão das atividades do Comitê de Repactuação do Contrato e Revisão Tarifária, instituído pela Prefeitura. Na reunião de ontem, a comissão aprovou pedido de informação à Prefeitura, assinado por Nikolas Ferreira (PRTB), questionando a realização de levantamento sobre vias públicas pavimentadas e não asfaltadas na cidade, discriminando rua, bairro e previsão de calçamento. Confira aqui o resultado completo da reunião.

O Grupo de Trabalho formado para estudar a possibilidade de criação de subsídios para a tarifa de transporte público em Belo Horizonte foi aprovado tendo Braulio Lara (Novo) como relator.

No texto do requerimento, Gabriel Azevedo (sem partido) afirma que, considerando a relevância dos estudos sobre a viabilidade de incentivos financeiros que reduzam a tarifa, tornando o transporte público mais atrativo na cidade e incentivando o uso desse em detrimento do transporte individual, a criação do grupo será importante mecanismo para implementação de medidas visando à melhoria do transporte publico coletivo na Capital.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele sugere os integrantes sejam Bella Gonçalves (Psol), Braulio Lara, Wesley (Pros) e Reinaldo Gomes (MDB), além dele mesmo e das Secretarias Municipais de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão, BHTrans e sociedade civil.

Braulio Lara disse que a discussão sobre como custear o transporte público é muito importante e está em paralelo com os esforços feitos na CPI da BHTrans e na Comissão Especial de Estudo – Reestruturação da BHTrans.

Lara comentou que as atividades do Comitê de Repactuação do Contrato e Revisão Tarifária, criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com a participação de vereadores, foram suspensas pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na última quarta-feira “de forma surpreendente”.  “Nós não podemos deixar esse assunto parar na cidade”, afirmou, parabenizando a iniciativa de Gabriel. (Com informações da CMBH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas