Economia

Grupo registra aumento de 12,4% na receita líquida no terceiro trimestre

Grupo registra aumento de 12,4% na receita líquida no terceiro trimestre
Desempenho favorável do atacarejo Assaí foi um dos principais fatores para resultado positivo - Crédito: Paulo Whitaker/ Reuters

São Paulo – A receita líquida com as vendas totais do segmento alimentar do Grupo Pão de Açúcar somou R$ 12,258 bilhões no terceiro trimestre, alta de 12,4% ante igual período do ano anterior, puxada pelo forte desempenho da área de atacarejo Assaí, que teve aumento de 25,2% nas vendas líquidas.

A receita líquida do GMV, que inclui as transações em que a companhia realiza a venda de produtos de parceiros, somou R$ 12,27 bilhões de agosto a setembro.

As vendas líquidas “mesmas lojas”, excluindo efeito calendário, do segmento alimentar mostraram elevação de 7%. O dado inclui as lojas convertidas de Extra Hiper para Assaí, que contribuíram no período em 0,4 ponto percentual para o Alimentar e 0,9 ponto para o Assaí.
No terceiro trimestre, o efeito calendário foi de 0,6 ponto para o GPA Alimentar, sendo 0,5 ponto no Multivarejo e 0,6 ponto no Assaí.

O GPA ainda disse que “o portfólio multicanal, multiformato e multiregião têm contribuído para a sustentabilidade do desempenho da companhia em direção ao atingimento do guidance do ano”, conforme comunicado sobre o desempenho das vendas de julho a setembro, divulgado ontem.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No caso do Assaí, as vendas líquidas somaram R$ 5,865 bilhões, apoiadas no resultado da expansão e conversão de lojas (foram abertas quatro unidades no período, sendo uma por conversão de Extra Hiper), desempenho das “mesmas lojas” e campanha de aniversário da bandeira.

De acordo com o grupo, a evolução de vendas no atacarejo se traduziu em fortes ganhos de market share de cerca de 1,9 ponto acumulado desde agosto.

Novos mercados – O período também marcou a entrada do Assaí em dois novos estados, com a inauguração da primeira loja na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Minas Gerais, e de Curitiba (PR). Atualmente, segundo o GPA, dez lojas estão em construção e uma em processo de conversão.

No Multivarejo, que inclui as marcas Pão de Açúcar e Extra, as vendas líquidas totais subiram 2,7% em relação ao terceiro trimestre de 2017, a R$ 6,39 bilhões. “Os ganhos de market share ocorreram em todas as bandeiras, com destaque para o Extra Hiper e Proximidade”, disse o GPA.

No trimestre, foram fechadas 12 lojas Extra Super e um Extra Hiper para serem convertidas em Compre Bem. Além disso, seis lojas do Extra Super foram convertidas para Mercado Extra.
O segmento teve um aumento de participação de mercado de 1,4 ponto, segundo a empresa. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas