Grupo Sada planeja aumentar volume de café transportado em 2025

Uma das metas do Grupo Sada para 2025 é aumentar a quantidade de café transportado para exportação, alcançando volumes alinhados à sua capacidade instalada de transportar 7,2 mil toneladas por mês, totalizando aproximadamente 86 mil toneladas no ano.
O conglomerado, já considerado o maior da América Latina no setor de logística e transporte de veículos zero quilômetro, passou a atender o setor cafeeiro em janeiro de 2024, após investir R$ 11 milhões na expansão da vertical de carga geral.
O investimento inicial foi aplicado, majoritariamente, na compra de caminhões tracionadores e carretas bi-trem. Recursos também foram destinados para tecnologias de rastreamento de carga e de telemetria veicular, além de mão de obra especializada.
A nova operação é focada no atendimento da região cafeeira do Sul de Minas Gerais. A produção é escoada, principalmente, para o Porto de Santos, mas também para os de Vitória e Rio de Janeiro, aproveitando o fato de o grupo ter bases nesses terminais.
As informações foram repassadas pelo executivo do segmento de carga geral do Grupo Sada, Murillo Sperandio. Ele diz que, do início de 2024 até outubro, 122 mil sacas de café, equivalente a cerca de 7,2 mil toneladas, foram transportadas para embarque.

A previsão do conglomerado é transportar um total de 37 mil toneladas neste primeiro ano, o que presume que, em novembro e dezembro, a movimentação será acelerada. Segundo Sperandio, esse prognóstico deverá, inclusive, ser ultrapassado. Ele ressalta que não tem uma estimativa exata de quanto vai chegar, porque depende da sazonalidade.
“O café, geralmente, tem uma safra mais forte que começa em meados de agosto para setembro e vai até janeiro. Então, estamos em um momento aquecido”, sublinha.
E continua: “Olhando para isso, entendemos que a gente deve ultrapassar essa capacidade estimada, muito em linha com aquilo que sempre procuramos fazer, que é fornecer para os nossos clientes a melhor capacidade instalada e superar as expectativas”.
Grupo Sada está atento a novas oportunidades e tecnologias
Conforme o executivo, o Grupo Sada tem a diversificação das atividades e a inovação como pilares de seus negócios. Em relação ao primeiro pilar, ele destaca que estão sempre atentos a potenciais mercados e mapeou o de transporte de café para exportação como um deles.
A decisão do conglomerado de iniciar essa operação voltada para o setor cafeeiro partiu da oportunidade de se estabelecer em um mercado competitivo no Brasil, que possui margem ampla de crescimento e desenvolvimento, de acordo com Sperandio.
Apostando no segmento, o grupo foi atrás do que tinha de mais positivo e disruptivo para fazer o transporte de grãos de café para embarques, aparecendo, assim, o segundo pilar.
“Entendemos que um equipamento para transporte rodoviário estava se tornando mais produtivo, possibilitava maior produtividade ao nosso cliente e maior rentabilidade para as operações: o caminhão bi-trem, que são carretas de mais de 30 metros, que puxam quase o dobro do volume que uma carreta convencional puxa. Vimos que aquilo fazia sentido para o setor e fizemos o aporte para entrar no segmento”, explica.
Nessa busca constante por trabalhar com as melhores ferramentas do mercado, o executivo diz que a nova operação conta duas tecnologias diferentes para rastrear a carga. O objetivo da “redundância” é redobrar a atenção e o cuidado com os roubos que afetam o setor.
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