Economia

Grupo Sada projeta crescimento no transporte de veículos e cargas

A expectativa do conglomerado é positiva, mesmo diante dos desafios relacionados aos juros e das incertezas quanto à segurança jurídica
Grupo Sada projeta crescimento no transporte de veículos e cargas
Grupo mineiro tem estruturas operacionais voltadas ao transporte e logística de veículos zero quilômetro espalhados pelo Brasil e também na Argentina, Chile e Uruguai | Foto: Divulgação Grupo Sada

O Grupo Sada espera fechar 2025 com crescimento nas verticais de negócios de transporte e logística de veículos zero quilômetro – segmento no qual ocupa a liderança na América Latina – e de transporte e logística de cargas em geral. O conglomerado mineiro está otimista, mesmo enxergando desafios relacionados ao elevado patamar dos juros no Brasil e diante de algumas incertezas quanto à segurança jurídica.

Confiante, o diretor de Novos Negócios, Ricardo Ramos, destaca a alta de 8% na produção de veículos entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2024, registrada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Segundo ele, em consonância com a expansão do mercado brasileiro, o grupo acredita que conseguirá preservar esse percentual de avanço no transporte de veículos novos.

Também esperançoso, o diretor Comercial de Transporte & Logística Marcelo Loureiro afirma que o conglomerado registrou uma expansão relevante no transporte de veículos zero quilômetro na primeira metade do ano. Ele ressalta que, no período, as vendas de veículos novos avançaram no País. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam um incremento anual de 7% nas comercializações.

Loureiro chama a atenção ainda para o fato de os argentinos estarem comprando cada vez mais veículos produzidos no Brasil. Ilustrando em parte o que ele disse, números compilados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) mostram que a receita brasileira com as exportações de automóveis de passageiros para a Argentina no primeiro semestre subiu 168,3% frente a mesma época do ano passado.

Vale dizer que o Grupo Sada tem estruturas operacionais voltadas ao transporte e logística de veículos zero quilômetro espalhadas pelo território nacional e também em solo argentino, chileno e uruguaio. Essa vertical de negócios representa cerca de metade do faturamento do conglomerado, segundo o diretor comercial. Em 2024, foram 2,56 milhões de veículos transportados, 162 mil veículos transportados para exportação e 298 mil viagens realizadas.

Conglomerado buscar ampliar e diversificar a atuação na vertical de carga geral

Embora menos significativo se comparado ao transporte e logística de veículos novos, o transporte e logística de cargas em geral também é importante para o grupo. Conforme Ramos, a receita dessa vertical cresceu mais de 30% no primeiro semestre, e a expectativa é manter o ritmo até o final do ano. Em toneladas transportadas, a alta no período foi de 18%.

O diretor de novos negócios revela ainda a pretensão do conglomerado em dobrar o tamanho das operações desse nicho em até cinco anos e menciona o foco na diversificação da atuação. “Estamos em uma grande incursão de diversificar nossa operação do ponto de vista de participação. Temos uma tradição gigante na indústria, mas também queremos avançar agora para o e-commerce e para [a área de] proteínas”, afirma.

Cabe pontuar que o Grupo Sada possui quatro terminais de apoio para retiradas e devoluções de containers. Uma estrutura fica em Minas Gerais, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), outra em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro. No ano passado, foram 22 mil viagens realizadas e 380 mil toneladas transportadas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas