“Habanera” recria baile cubano em BH nos dias 2 e 16 de junho

O espetáculo “Habanera” vai recriar baile cubano em Belo Horizonte na próxima sexta (2) e no próximo dia 16. Habanera – gênero musical criado em Havana e considerado o primeiro ritmo genuinamente latino-americano – dá vida ao homônimo espetáculo da Coaduna Cia de Dança. A nova montagem da companhia mineira recria um baile de salão da segunda metade do século XIX, em Cuba, e o transporta para os tempos atuais.
Dirigido pelo artista cubano Dadyer Aguilera, Habanera incorpora elementos espaciais e movimentos contemporâneos instigando a reflexão de importantes temas vigentes através de relatos pessoais trazidos e traduzidos nos corpos de sete dançarinas.
Composta por coreografias dançadas em pares e em grupo, onde a pergunta e a resposta corporal transcendem o estímulo musical e trazem à tona sentimentos, experiências pessoais e amorosas que reverberam no contexto sociocultural, “Habanera” apresenta compatibilidades, afinidades e conexões impressas em movimentos ímpares. No espetáculo, novas feminilidades e novas proposições desconstroem e ressignificam as conexões.
Junto à Coaduna Cia de Dança, Dadyer desenvolve um trabalho investigativo e autoral estimulado pela forma de pensar a sociedade e conta com a contribuição de sete mulheres e artistas da dança.
As dançarinas são moradoras de diversas regiões da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fora do eixo centro-sul, dotadas de grande diversidade de corpos, vivências e situações socioeconômicas, que utilizam a dança como meio de questionar e entender o mundo.
Serviço – O espetáculo Habanera será apresentado gratuitamente na sexta-feira (2), às 14h no Centro Cultural São Bernardo (rua Édna Quintel, 320, São Bernardo, Belo Horizonte), e na sexta-feira (16) às 19h no Centro Cultural Bairro das Indústrias (rua dos Industriários, 289, Indústrias I, Belo Horizonte).
Ouça a rádio de Minas