Economia

Fumaça branca indica que novo Papa foi escolhido no Vaticano

Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro esperaram pela fumaça
Fumaça branca indica que novo Papa foi escolhido no Vaticano
Créditos: REUTERS/Claudia Greco

Uma fumaça branca saiu de uma chaminé no topo da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), sinalizando que os 133 cardeais católicos romanos reunidos em um conclave secreto elegeram um novo Papa.

Antes disso, mais duas votações foram realizadas, ambas sem definição. Por isso, a fumaça que saiu da chaminé no topo da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8) era preta.

Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro esperaram pela fumaça. Os 133 cardeais com menos de 80 anos de idade iniciaram o processo altamente ritualizado e secreto na quarta-feira (7), em completo isolamento, para escolher o sucessor do falecido papa Francisco.

Eles queimam as cédulas de votação e as misturam com produtos químicos para mostrar como os procedimentos estão indo – preto sinalizando que não há papa e branco anunciando um novo pontífice.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Francisco, o primeiro Papa da América Latina, foi eleito na noite do segundo dia do último conclave, realizado em 2013, assim como seu antecessor, Bento XVI, em 2005.

“Francisco era uma ótima pessoa, pé no chão, humilde, e espero que eles escolham alguém como ele”, disse Tom Barbitta, do Estado norte-americano da Carolina do Norte. Ele está de férias na Itália com sua esposa Susan e foi à praça para ver a fumaça até a noite desta quinta-feira.

Reportagem distribuída pela Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas