Das lojas de fantasia às baladas: Halloween ‘turbina’ em até 40% negócios em BH

Tradição americana, o Halloween – ou Dia das Bruxas – passou a ser comemorado também no Brasil e caiu no gosto de crianças e adultos, mas também do comércio, com lojistas apostando na data para fazer boas vendas. Em Belo Horizonte, estabelecimentos estão apostando numa alta de até 40% nas vendas, conforme apurado pelo Diário do Comércio.
O percentual é ainda maior que a expectativa para o País, de crescimento de 15% a 20% nas vendas relacionadas ao Halloween. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que fez essa projeção, estima que a movimentação financeira possa ultrapassar R$ 3,7 bilhões em negócios, consolidando o mês de outubro como um dos mais lucrativos para o comércio no segundo semestre, rivalizando com datas como o Dia das Crianças e a Black Friday.
O presidente da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores (ABCasa), Eduardo Cincinato comemora o aumento do interesse pela data, celebrada mundialmente no dia 31 de outubro: “A cada ano, percebemos o quanto os brasileiros têm abraçado essa festa como parte do nosso calendário. É um segmento que cresce cerca de 30% ao ano”.
Em lojas como a do Túnel do Rock, localizada na rua Rio de Janeiro, um dos principais corredores comerciais do Centro de Belo Horizonte, a data surge de forma espontânea, sem necessitar sequer de uma promoção para atrair os clientes.
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“Esse é um evento épico, até porque aqui não é uma loja de fantasias, porém o Halloween faz as pessoas virem à nossa loja para procurar por roupas pretas, camisas de caveira, roupas góticas, calçados e adereços para usar nas festas que acontecem na cidade. Pra gente é interessante, pois é um público diferente do que muitos dos nossos clientes que costumam vir ao longo do ano”, declara o proprietário, Vicente Paulo Oliveira.
Com 20 anos de mercado, a marca, que é curitibana, conta também com uma unidade em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Entretanto, somente na unidade da capital mineira, a projeção é de que até o período de festas de Halloween as vendas cheguem a 10% de aumento, frente a todo o mês de outubro do ano passado.
Locação de fantasias vai de Coringa aos tradicionais vestidos de bruxas
No ramo de fantasias há 17 anos, a Alfa Fantasias, uma das mais tradicionais da cidade, sentiu as vendas um pouco mais fracas no início mês, porém, com o aproximar da data assombrosa, os pedidos foram aumentando gradativamente.
“Nós tivemos nos dois últimos anos vendas muito boas, e neste ano estamos esperando um bom movimento também. As pessoas têm procurado muito por fantasias do boneco Chuck, de bruxas, de Freddy Krueger e, por conta do filme recentemente lançado nos cinemas, muita gente tem procurado pela fantasia do Coringa”, conta a sócia-proprietária do estabelecimento, Gledis Brandão de Oliveira.

Ocupando a sobreloja do edifício na avenida Afonso Pena, 526, no Centro, a Alfa Fantasias reúne 2 mil itens em seu acervo de fantasias, que, segundo Gledis Oliveira, está sempre se renovando. “Estamos sempre buscando novas peças para o estoque e neste ano compramos bastantes itens para vender aos nossos clientes, pois tem muita novidade que surge no mercado”, diz.
No bairro Santa Inês, região Leste da Capital, a Casa Carnaval estima vendas 40% superiores em outubro ao mesmo período do ano passado.
“Três épocas em que trabalhamos mais são o Carnaval, as festas juninas e o Halloween. Porém, o Halloween sempre nos surpreende, porque é como o período do Carnaval, quando um número grande de pessoas acabam buscando nem que seja uma máscara para usar. Na semana passada, por exemplo, tivemos o pico de vendas, pois Belo Horizonte teve um número maior de festas acontecendo”, diz o sócio proprietário da Casa Carnaval, Gerson Pereira de Azevedo Junior.
Data também movimenta a agenda de eventos
Uma das mais antigas casas noturnas da capital mineira, a DDuck DClub precisou mudar o local de sua abertura no dia 19 de outubro, na Savassi, região Centro Sul da cidade, onde está localizada há mais de 20 anos.
A estratégia da casa foi de alocar o grande salão do Automóvel Clube, no Centro, para receber o seu público para celebrar o Dia das Bruxas. O tradicional edifício reuniu DJs, estrutura temática e público a caráter.

Neste último fim de semana, a casa noturna The Mexican, com endereço na avenida Silviano Brandão, na zona Leste de Belo Horizonte, também preparou uma noite de Halloween festiva e diferenciada.
O proprietário da balada, Lucas Fernando, esperava vendas e público 30% superiores quando comparado a um fim de semana comum.
A programação incluiu seis horas de atrações, surpresas para os clientes, além de decoração temática, prêmio para a melhor fantasia e rodada dupla de drinks.
Halloween faz salão de festas ofertar benefícios
Escolhida para ser local de eventos mais formais como festas de batizado e casamento, bodas e aniversários, o salão La Ville Festas, localizado no Padre Eustáquio, vai receber, pela primeira vez, uma festa de Halloween, como forma de diversificar as atividades da operação, conforme explica a proprietária Graciele Lamounier.
“Esta é a primeira vez que estamos disponibilizando o salão para uma festa de Halloween, e como é uma festa em parceria com uma escola de dança, a Primeiro Passo, nós oferecemos o local já com a decoração, buffet e drinks temáticos inclusos”, diz.
Ela explica que o espaço é alocado sob medida e, dependendo do evento, é possível customizar os serviços. “A gente sempre busca oferecer um resultado que impressiona. E, nesse caso, nós vamos entregar uma decoração bem legal, com área instagramável, DJs, iluminação e com uma comida temática muito bem preparada”, sublinha.
O evento está previsto para acontecer no dia 2 de novembro com ingressos à venda pelo Sympla.
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