Heineken planeja acelerar obra em Passos

A cervejaria Heineken oficializou, nesta quarta-feira (27), a instalação da nova fábrica no município de Passos, no Sul de Minas. Ao todo, serão investidos R$ 1,8 bilhão na implantação da unidade. A previsão é inaugurar a nova planta em 2025, mas, segundo a empresa, há possibilidade de antecipar para 2024.
A escolha de Passos ocorreu quatro meses após a empresa suspender a instalação em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Decisão que segundo o CEO do Grupo Heineken no Brasil, Mauricio Giamellaro, foi necessária para respeitar a opinião de todas as pessoas e órgãos envolvidos.
“Desde o início, a empresa sempre acreditou que o Estado de Minas merecia e merece uma cervejaria do porte da Heineken. Nós tivemos um apoio muito grande em Pedro Leopoldo. Nós temos entre nossos valores a coragem e o respeito. E nós entendemos que, naquele momento, era importante respeitar as decisões de todas as pessoas e, junto com o Governo de Minas, tomamos a decisão corajosa de mudar o local da nossa cervejaria”.
Ainda segundo Giamellaro, mais de 200 cidades do Estado se candidataram para receber a nova planta. Entre elas, Passos se destacou. A unidade de Passos será a 15ª da empresa no País e deve gerar 350 empregos diretos e 11 mil indiretos na região. Na cidade, serão produzidas as cervejas das marcas Amstel e Heineken.
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A Heineken conta hoje com 31 centros de distribuição, sendo três em Minas Gerais – Poços de Caldas, Uberlândia e Belo Horizonte. Ao todo, são 14 mil colaboradores, (sendo 500 empregados diretos em Minas), 17 marcas de cervejas e mais de 1 milhão de pontos de vendas.
“Nossa ideia é inaugurar a unidade de Passos até 2025, mas estamos correndo para poder antecipar e celebrar no máximo em dois anos a abertura da nossa cervejaria”, disse Giamellaro.
Logística e disponibilidade hídrica
De acordo com o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem, Passos se destacou frente às demais cidades por reunir importantes pontos, como a logística e a disponibilidade hídrica.
“Passos foi escolhida em função de três critérios principais. O primeiro é a localização estratégica. Temos um ponto equidistante entre Belo Horizonte e São Paulo e uma região muito próxima para o crescimento da distribuição em Minas Gerais e também para o interior de São Paulo. Além disso, há uma grande disponibilidade hídrica. O terceiro ponto são as condições socioambientais em geral”, explicou Homem.
Ainda segundo ele, a cervejaria de Passos será a mais sustentável do grupo no País. Isso porque já será construída e funcionará com a geração de energia 100% renovável. “A gente vem com trabalho bem forte também na eficiência hídrica e na disponibilidade do recurso. O projeto também vem com a participação do município para que a gente amplie a captação de água na cidade e uma nova adutora que trará mais estabilidade e legado para a sociedade”.
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, ressaltou que a escolha do município para abrigar a unidade é um marco. “Concorremos com mais de 200 municípios, dentre eles, vários de grande porte. Sempre acreditei em Passos, porque temos estrutura para abrigar a nova fábrica. Não paramos de trabalhar para dar certo. É muito bom ver a concretização desse trabalho”, disse Oliveira.
Providências
Durante a cerimônia de anúncio de nova unidade, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou um despacho governamental que determina que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Invest Minas adotem providências necessárias ao grupo Heineken e à Prefeitura de Passos para tornar viável a realização de investimentos da companhia na região.
O governador ressaltou a importância de se ter um Estado seguro, com mão de obra qualificada e ambiente de negócios favorável para a atração de investimentos e promoção do desenvolvimento.
“É um momento único e, para mim. Coroa o fruto do trabalho que iniciamos há três anos e quatro meses. Nós, neste período, fizemos Minas avançar na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento e à atração de novos investimentos. Nós ainda temos muito o que fazer. Desenvolvimento econômico não é uma bala de prata, uma grande empresa ajuda muito, mas não julguem que os problemas estão resolvidos. As cidades de Minas que mais crescem não tiveram a felicidade de receber uma Heineken, tiveram a sabedoria de descobrir uma vocação econômica”.
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