Economia

Homens representam maioria em voos para o aeroporto de Confins no Carnaval

Levantamento da Azul aponta predomínio de público adulto e maior fluxo de passageiros no período da tarde, com origem concentrada no Sudeste e no Nordeste
Homens representam maioria em voos para o aeroporto de Confins no Carnaval
Crédito: Divulgação BH Airport

Homens são a maioria entre os passageiros que desembarcam no Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante o período de Carnaval de 2025. Segundo um levantamento feito pela Azul Linhas Aéreas, homens representaram 61% dos foliões que chegaram à capital mineira, enquanto as mulheres corresponderam por 39% do total.

Além do recorte por gênero, o estudo indica predominância de um público adulto. A faixa etária entre 35 e 44 anos concentrou 30% dos viajantes, seguida pelo grupo de 25 a 34 anos, com 27%. Na sequência, aparecem os passageiros de 45 a 54 anos e aqueles com 55 anos ou mais, ambos com 15%. Já os menores de 18 anos representaram 7%, enquanto jovens entre 18 e 24 anos somaram 6%.

Em relação à origem dos passageiros, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, liderou como principal ponto de embarque para Belo Horizonte no período carnavalesco. Na sequência, aparecem Viracopos, também em São Paulo, além de Salvador, Brasília e Recife, nessa ordem, o que reforça a concentração de fluxo a partir do Sudeste e de capitais do Nordeste.

Período escolhido para o deslocamento

O período da tarde foi o mais escolhido para os deslocamentos, reunindo 33% dos voos realizados. Em seguida, vieram a manhã, com 31%, à noite, com 24%, e a madrugada, com 12%.

Quanto ao formato das viagens, a maior parte dos clientes, 63%, optou por passagens de ida e volta. Outros 32% adquiriram apenas um trecho durante o Carnaval, enquanto as viagens do tipo multitrecho, que permitem incluir dois ou mais destinos no mesmo bilhete, corresponderam a 5% do total de passagens emitidas para a capital mineira.

A gerente sênior de planejamento de malha da Azul, Beatriz Barbi, destaca que o Aeroporto de Confins é tanto um destino, como também uma ponte importante para os principais destinos do Brasil. “O Aeroporto de Confins é a principal porta de entrada para os foliões que querem aproveitar o Carnaval mineiro e também um dos nossos principais hubs”, afirma. Segundo ela, os dados indicam um público adulto, que organiza a viagem com antecedência, o que levou ao reforço da malha aérea no período.

De acordo com a executiva, a companhia programou voos extras entre os dias 12 e 22 de fevereiro. Ao todo, estão previstos 98 voos adicionais, considerando chegadas e partidas, com oferta de 13,7 mil assentos distribuídos em 14 destinos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas