Economia

Horário de verão é mantido em 4 de novembro, início do Enem

Horário de verão é mantido em  4 de novembro, início do Enem
(Elza Fiuza/Agência Brasil)

Brasília – Com a confirmação de que o horário de verão começará no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 4 de novembro, a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na prova.

“A gente orienta os alunos a três, quatro dias antes do Enem, começarem a ajustar o horário do sono. Uma coisa é chegar nervoso, outra é chegar cansado”, alerta o professor de língua portuguesa do Colégio Único, Marcelo Freire.

De 4 a 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes de todo o País farão o Enem. No dia 4, serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

“No primeiro dia de prova, a carga de leitura é muito grande e tem a prova de redação. Já é elemento de estresse natural. Vai valer a pena tentar forçar um pouco o horário biológico alguns dias antes”, considera o professor, que acrescenta: “Se o estudante dormir mais cedo ao longo da semana, no sábado não vai ter problema com isso. Não adianta fazer isso na véspera, com o nervosismo, que é normal, não vai funcionar”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A dica, segundo Freire, pode ser adotada por estudantes de todos os estados, independentemente de adotarem o horário de verão ou não. Isso porque a aplicação do Enem segue o horário de Brasília, que pratica a alteração na hora.

O Palácio do Planalto informou segunda-feira (15) que o início do horário de verão será mantido em 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado, em virtude do segundo turno das eleições.

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o começo do horário de verão para 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC informa ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

O exame seleciona estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fechamento dos portões – Nos seguintes locais, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário local: Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo.

Nos seguintes estados, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário local: Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Sergipe; Tocantins.

Nestes estados, os portões abrem às 10h e fecham às 11h, no horário local: Amazonas; Rondônia; Roraima. No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.

Passagens – Recentemente, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) criticou a possibilidade de mudança, afirmando que isso poderia afetar 3 milhões de passageiros que já haviam adquirido passagens antecipadamente. No horário de verão, que tem como objetivo economizar energia elétrica, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

O horário é adotado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. (ABr/Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas