Economia

Hotéis de Diamantina preveem melhor Carnaval dos últimos sete anos para o setor

Expectativa é de que a cidade receba 200 mil foliões, atraídos pelo retorno das atrações nacionais
Hotéis de Diamantina preveem melhor Carnaval dos últimos sete anos para o setor
Sacadas dos hotéis e pousadas ficam repletas de turistas para acompanhar os cortejos carnavalescos no Centro Histórico. Crédito: Prefeitura de Diamantina

Após quase uma década com redução da procura de público devido à ascensão do Carnaval de Belo Horizonte, Diamantina, na região Central do Estado, se prepara para uma das maiores folias da sua história. Prova disso é que a rede hoteleira local estima a melhor taxa de ocupação em sete anos, com taxa média próxima dos 100%.

“Este ano, observamos um aumento significativo na procura por um Carnaval no interior, e Diamantina tem resgatado as suas tradições com as festas que se estendem até o amanhecer, o que justifica a alta procura. É um momento promissor para a cidade”, comemora a proprietária do Hotel Estilo de Minas, Fernanda Maia.

Outro fator que ajudou a aumentar o número de turistas interessados em visitar a cidade durante o Carnaval foi o retorno de shows com atrações nacionais.

Retorno aos sucessos dos anos 90

Segundo Eberty Salles, diretor da Pulsar Brasil, empresa contratada pela Prefeitura de Diamantina para realizar o evento na cidade histórica, o município não recebia cantores de renome nacional há anos, ao contrário de décadas passadas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Retomar as origens do nosso Carnaval, que fez história na década de 90 com o Axé Music, é uma maneira de envolver o nostálgico, de resgatar uma tradição, de reconquistar um público de um Carnaval afetivo“, afirma Salles.

A contratação de artistas renomados, como Tuca Fernandes, ex-vocalista do grupo de axé Jammil e Uma Noites, e das bandas Biquini Cavadão e Atitude 67, entre outros, reforça as projeções otimistas do poder Executivo municipal para o Carnaval deste ano. A expectativa é de que a cidade receba 200 mil foliões, um número 65% superior ao registrado no Carnaval de 2024.

A sócia-diretora do Hotel Montanhas de Minas, Gleicemara Adria de Souza, relata que as reservas cresceram 150% neste ano.

“Teremos picos de turistas tanto no sábado de Carnaval, quanto no domingo. Tenho observado um volume grande de turistas de Belo Horizonte, assim como de Montes Claros e de Janaúba, no Norte de Minas”, elenca.

Quarto de hotel
Crédito: Hotel Montanhas de Minas/Divulgação

“Nos últimos anos, o nosso Carnaval estava ficando mais calmo que o normal. É uma característica da cidade, ser um local de tranquilidade. Mas lá atrás, no passado, já foi bem mais movimentado”, relata.

Detalhes para receber bem o folião

A hospitalidade em Diamantina, segundo Fernanda Maia, também contribui para recriar a memória de afetividade nos foliões e fortalecer o vínculo com a cidade.

“Amo receber, adoro organização de casa, detalhes, decoração, uma cama bem arrumada e cheirosa e a mesa posta. Quem não gosta? Fui educada assim, aprendendo a cuidar da casa, da família e este é o espírito que trago todos os dias para o meu hotel e compartilho com a minha equipe, a arte de receber bem”, pontua.

Estilo de Minas tem apostado em vasto café da manhã para o folião. Crédito: Estilo de Minas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas