Iluminação noturna pode ajudar a medir PIB municipal

A análise dos índices de iluminação noturna pode auxiliar na criação de um modelo para prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB) municipal. O insight é resultado de um trabalho com estatísticas e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), realizado pela empresa de tecnologia Belo Investment Research, no qual informações obtidas por meio de imagens de satélite, ajudam a estimar o crescimento econômico das cidades.
A pesquisa comparou dados históricos do PIB municipal, em setores selecionados, com os índices de iluminação noturna de algumas cidades e concluiu que existe uma correlação entre os dois fatores em 2.411 municípios, o equivalente a 43,3% das cidades brasileiras. A partir dessas informações, o estudo avalia a viabilidade de desenvolver um modelo que permitiria criar uma prévia mensal do PIB municipal.
O relatório destaca como a análise de imagens de satélite proporciona uma visão singular da dinâmica econômica em níveis local e regional. Na comparação com os dados do PIB total dos municípios, as correlações entre os índices de iluminação noturna e a atividade econômica das cidades foram maiores nos setores de serviços, outros e administração, educação e saúde, categorias definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como “PIB Selecionado”. O setor agropecuário foi excluído da pesquisa, considerando a tendência da atividade agrícola não gerar uma demanda expressiva por iluminação noturna nas residências.
A parcela Industrial do PIB municipal também reduziu a correlação geral identificada. As indústrias que operam 24 horas por dia podem ter padrões de iluminação distintos daquelas com períodos de inatividade noturna. Além disso, setores como mineração e petróleo, significativos no País, podem não gerar demanda por iluminação.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo a pesquisa, os municípios que apresentaram maior relação entre as variáveis estão concentrados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do País. A hipótese é de que regiões mais urbanizadas e com infraestrutura já estabelecida tendem a apresentar uma variação menor nos índices de iluminação noturna. Reforçando esta hipótese, o levantamento identificou que municípios com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo registram correlação mais expressiva do que aqueles com IDHM mais elevado.
Indicador alternativo do PIB municipal
O PIB municipal é um indicador chave para entender a evolução econômica e o desenvolvimento local. No entanto, o acesso a esses dados acontece apenas uma vez por ano, com defasagem de dois anos. Para superar esse obstáculo, a metodologia desenvolvida pela Belo correlaciona o crescimento do PIB municipal com os índices de iluminação noturna.
A previsão da empresa é de lançar um modelo preditivo para o PIB municipal em 2024, capaz de utilizar a iluminação noturna como um indicador alternativo do desenvolvimento econômico, oferecendo insights com baixa latência. Apesar da diversidade de municípios com correlações variáveis, o modelo servirá como uma ferramenta estratégica com casos funcionais sólidos.
Ouça a rádio de Minas