Imposto de Renda 2026: saiba quando começam as declarações
A Receita Federal confirmou, nesta quarta-feira (11), que ainda não há data definida para divulgação do cronograma de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2026. Segundo o órgão, a previsão é que as informações sejam liberadas na primeira quinzena de março em uma coletiva de imprensa.
No ano passado, o prazo para entrega das declarações foi do dia 17 de março até 31 de maio. Conforme levantamento da Receita, no último prazo de envio de informes de rendimento, foram entregues 43,5 milhões de declarações, no entanto, mais de 3,2 milhões foram entregues de forma atrasada.
Em Minas Gerais, o órgão recebeu mais de 4,6 milhões de declarações, com mais de 56% optando pela forma simplificada. Cerca de 52% dos declarantes mineiros utilizaram a ferramenta de pré-preenchimento e mais de 66,3% optaram por receber a declaração via Pix.
Prioridade para restituição
No ano passado, a Receita Federal adotou uma nova faixa de prioridade nos lotes de restituição do Imposto de Renda. Passaram a ter preferência os contribuintes que, simultaneamente, utilizam a declaração pré-preenchida e optam pelo recebimento da restituição via Pix, uma vez que o mecanismo aumenta agilidade no envio das informações com meio de pagamento eletrônico.
A medida organizou a fila de pagamentos e inseriu esse grupo antes daqueles que adotam apenas um dos dois procedimentos.
Apesar da medida, foi permanecida a ordem tradicional de prioridade, que começa com pessoas com 80 anos ou mais. Em seguida, estão os contribuintes a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou com moléstia grave e aqueles cuja principal fonte de renda foi o magistério. Depois, estão aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber por Pix de forma isolada e, por último, os demais contribuintes, conforme o cronograma da Receita Federal do Brasil.
Ouça a rádio de Minas