Economia

Brasileiros compram por impulso, mas 7 em cada 10 se arrependem depois da compra

Estudo mostra arrependimento generalizado entre 72% dos consumidores; veja dicas de especialistas para controlar o impulso
Brasileiros compram por impulso, mas 7 em cada 10 se arrependem depois da compra
Foto: Adobe Stock

Comprar por impulso é um comportamento frequente entre os brasileiros, conforme indica uma pesquisa realizada pela Serasa, empresa de análise de crédito e dados financeiros do País. O levantamento revelou que sete em cada dez brasileiros já realizaram compras não planejadas, guiadas pelo impulso do momento. O estudo foi realizado com 1.200 entrevistados.

Além disso, destes que fizeram compras impulsivas, 72% admitiram que se arrependeram dessas aquisições, muitas vezes feitas sem necessidade ou utilidade real. A pesquisa faz parte da campanha “Agosto Infinito, mas o Salário Não”, lançada pela Serasa com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos das compras impulsivas, especialmente no mês de agosto que, tradicionalmente, é visto como um período financeiramente desafiador para muitos.

Assim, o levantamento revelou o alto índice de arrependimento associado às compras impulsivas. Segundo a “psicóloga do Dinheiro”, Valéria Meirelles, as compras impulsivas são, muitas vezes, uma forma de aliviar emoções como ansiedade e estresse.

“Em uma sociedade onde o consumo é constantemente incentivado, é comum que as pessoas busquem uma sensação de alívio momentâneo através de pequenas compras. No entanto, esse alívio temporário pode resultar em estresse financeiro a longo prazo”, afirma.

Para ela, compreender as emoções que levam ao consumo é fundamental para evitar que o ato de comprar se transforme em uma fonte de problemas financeiros.

“Práticas simples como respirar profundamente, desligar o celular por alguns minutos ou até mesmo tomar um copo d’água, podem ser eficazes para acalmar o impulso e evitar decisões das quais você possa se arrepender mais tarde”, sugere.

Estratégias práticas para fugir das tentações

Complementando as orientações de Valéria, a educadora financeira e influenciadora Natália Cunha propõe ações práticas para aqueles que desejam evitar as armadilhas do consumo impulsivo. Como parte da campanha da Serasa, Natália sugere um desafio de “7 dias sem compras impulsivas”, que incentiva os consumidores a focarem em suas necessidades reais.

“Uma das primeiras medidas para retomar o controle financeiro é criar uma lista de compras focada apenas nos itens essenciais, como alimentos e produtos de higiene”, recomenda Cunha. Ela também sugere o uso de ferramentas simples, como o bloco de notas do celular ou um caderninho, para anotar os itens realmente necessários, ajudando a evitar aquisições desnecessárias.

Além disso, a influenciadora aconselha que os consumidores evitem visitar lojas físicas e desativem notificações de aplicativos de promoções, reduzindo assim as tentações que muitas vezes resultam em compras impulsivas.

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