Economia

Indi lança edital para cadastrar fundos de investimentos e bancos

Indi lança edital para cadastrar fundos de investimentos e bancos
Lima aponta que ação vai dar mais visibilidade aos empresários diante dos investidores | Crédito: DIvulgação/Indi

Com o objetivo de aproximar empreendedores e investidores, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) divulgou edital para credenciar gestores de fundos de investimento e instituições financeiras. O objetivo é agilizar a articulação entre o mercado financeiro e empresas privadas que prospectam negócios no Estado.

De acordo com o diretor de Gestão e Novos Negócios do Indi, Gustavo Túlio de Lima, esse credenciamento é necessário para que empresas interessadas em investir em Minas sejam direcionadas a várias opções de financiamento, não apenas as tradicionais. Esse serviço será disponibilizado para todos os tipos de negócios, desde pequenos até grandes empreendimentos.

“Vamos dar visibilidade a esses empresários diante dos investidores e vice-versa, possibilitando que o empreendedor escolha qual será a melhor forma de obter recursos para o seu negócio. É o acesso ao mercado financeiro de forma ampla, para alavancagem dos negócios”, informou o diretor.

Segundo Lima, diversos empresários que procuram o Indi para investir em Minas Gerais têm demandas relacionadas a operações financeiras, como as operações de crédito, antecipação de recebíveis, financiamento, fusões, aquisições e operações estruturadas. “O papel do Indi será entender a tese de investimento de cada uma das instituições e gestores de fundos credenciados e direcionar para quais empreendimentos são compatíveis. A escolha final é sempre do empresário, que terá acesso a todas as possibilidades”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda segundo Lima, a medida é também uma oportunidade para as instituições financeiras. “Quanto mais instituições credenciarmos, maiores serão as possibilidades de conseguirmos apoiar os empresários e investidores nos planos de viabilizar aplicações”, avaliou.

O edital foi divulgado há dez dias e ficará aberto em caráter permanente. Podem se credenciar administradores ou gestores dos fundos de investimentos que atendam às condições de participação estabelecidas, entre elas, autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e autorização do Banco Central, no caso de instituições financeiras. O edital completo com as informações de todas as etapas e critérios de credenciamento está disponível no site do Indi.

Visibilidade

Na avaliação do doutor em Finanças, Eduardo Coutinho, que coordena o curso de administração do Ibmec, a iniciativa vai de encontro à necessidade de dar maior visibilidade do empreendedor perante o investidor, e pode contribuir para a alavancagem de negócios.

“O dinheiro se movimenta sempre em direção ao que é rentável. Se o investidor está disposto a apostar em algo, ela precisa conhecer a fundo o que é oferecido. Assim como o empreendedor, que precisa ter acesso e informações de todas as opções possíveis para viabilização do seu negócio. Parece que é essa aproximação que o Indi pretende fazer.”

Ainda segundo o diretor de gestão e novos negócios do Indi, o próximo passo da agência será lançar um edital para credenciar empresas de consultoria voltadas para soluções jurídicas e financeiras, para auxiliar nesse processo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas