Indi lança guia sobre atração de investimentos

A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), lançou o “Guia para atração de investimentos para municípios”. A ação visa dar suporte às gestões municipais na busca por novos projetos em suas cidades.
O material é voltado para gestores municipais, além de profissionais de outras organizações relacionadas ao desenvolvimento econômico de territórios. O objetivo é esclarecer uma série de dúvidas em relação a todas as etapas e estratégias envolvidas na atração de um empreendimento, independentemente do porte.
“Uma comunidade de negócios forte e saudável é imprenscindível para um município próspero, com boas oportunidades de trabalho e de vida para seus moradores. E, para desenvolver essa conjuntura, cidades de todo o mundo têm formulado e implementado políticas de atração de investimentos”, informa o governo estadual em nota.
O guia, que já está disponível gratuitamente no site do Indi, é estruturado didaticamente com tópicos que esclarecem questões primordiais sobre como promover um município para receber investimentos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
São apresentados, por exemplo, modelos de legislações municipais pró-investimentos e sugestões sobre a composição de um time competente. O guia destaca, ainda, formas de apoiar o crescimento das empresas já instaladas. O documento também reforça e explica como o Indi pode ser acessado e atuar como parceiro em todas essas etapas.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressalta que, atualmente, Minas Gerais é um estado que conversa com o setor produtivo, criando as oportunidades para os investidores que querem gerar emprego e renda. “Colocamos em prática uma série de medidas de desburocratização que já mostram resultados efetivos. O guia objetiva fortalecer nossas ações, reforçando aos gestores que eles podem contar com nosso apoio para atrair cada vez mais empresas”, afirma.
O diretor presidente do Indi, João Paulo Braga, destaca a forma prática, simples e objetiva com que todo o conteúdo do guia é apresentado, além da finalidade do trabalho de apoio do Indi. “Somos uma Agência que trabalha arduamente pela atração de investimentos, pelo desenvolvimento das empresas que já estão em Minas, pela diversificação da economia e pela geração de empregos. Tudo isso para proporcionar a melhoria da qualidade de vida do povo mineiro. A vida e os negócios giram nos municípios. Com este guia, o Indi pretende dar a sua contribuição para tornar a vida melhor”, conclui. (Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas