Indústria de bebidas em Minas Gerais estima crescimento de 8% durante o Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, a indústria de bebidas demonstra otimismo graças ao aumento gradual da demanda, especialmente, de produtos alcoólicos. Em Minas Gerais, a expectativa é que a data – uma das mais aguardas e celebradas do ano – resulte em avanços de 8% no faturamento médio da categoria, conforme aponta o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas-MG).
A alta demanda faz com que produtores locais iniciem as preparações com até três meses de antecedência, especialmente para atenderem a logística de envio a outras cidades. Para a celebração deste ano, a expectativa é de avanços no faturamento de 8% para bebidas destiladas, 12% para cervejas e 26% para negócios produtores de bebidas alcoólicas mistas (RTDs).
O presidente do Sindbebidas-MG, Mário Marques, destaca que as bebidas mistas seguem ganhando cada vez mais espaço no mercado mineiro, com novas marcas e sabores que agradam diferentes paladares. “Com desafios para a preparação e comercialização das bebidas destiladas, os drinques prontos vêm para ocupar esse espaço. O custo baixo de produção e o fato de ser pronto para consumo também ajudou a impulsionar o segmento”, pontua.
Embora otimista, o setor enfrenta alguns desafios, que podem ser tornar impeditivos para elevar as projeções ao longo do ano. A alta na taxa básica de juros (Selic) e o desafio da contração de mão de obra qualificada é apontado por Marques como os principais entraves para 2025.
Para atenuar esses problemas, o dirigente aponta que a categoria segue investindo na realização de feiras, preparando e aproximando os profissionais para as tendências do mercado. Os esforços também estão concentrados na redução da informalidade, que ainda se encontra em patamares elevados e pode apresentar riscos quanto a segurança do consumo da população.
Além disso, a categoria reivindica iniciativas públicas de valorização de produtos mineiros durante o Carnaval. A ideia proposta para a Belotur é que tenha uma obrigatoriedade no edital de se usar um percentual de bebidas mineiras para alavancar as marcas a nível estadual e nacional.
“Lambe Lambe” espera comercializar 1 milhão de latas até a ressaca de Carnaval
Destaque da indústria no Carnaval do ano passado com as famosas “amarelinhas”, a “Lambe Lambe Bebidas” está otimista com as festas em 2025. A expectativa, segundo um dos sócios da marca, Édson Segundo, de um crescimento de 3,5 vezes em vendas na comparação com o mesmo período em 2024.
Para atender o avanço na demanda – que pode chegar a 1 milhão de latas até a ressaca de carnaval – os planejamentos foram iniciados em setembro do ano passado. “Definimos um novo sabor para lançar durante o carnaval, além de projetar o volume de produção. Para isso, fortalecemos parcerias com os fornecedores de frutas, definimos quais cidades atenderemos e toda cadeia logística para abastecer as praças”, detalha o gestor.
Dessa vez, a novidade para o Carnaval será o lançamento da Limonada Rosa. “Em 2024 a Amarelinha foi a sensação. Para este ano teremos uma parceira, a rosinha que chegará com tudo”, destaca Édson Segundo.
O’Gin espera avançar 22% em faturamento no Carnaval
Presente em seis estados brasileiros, O’Gin Don Luchesi também está otimista com a data e projeta novidades para este ano. A marca lançou um produto que iniciou as vendas em dezembro, um gin com xarope para inclusão de tônica e gelo.
“Lançamos 2 sabores, tropical e frutas vermelhas com a nossa nova garrafa exclusiva de 1 litro, estamos aumentando 250 ml em todos os nossos produtos e mantendo os mesmos preços”, destaca.
A expectativa, segundo ele, é de avançar 22% no faturamento durante a data com a comercialização em supermercado e na loja própria do Mercado Central. “Estamos finalizando a ampliação da loja e teremos drinques de degustação com sommelier aos finais de semana”, finaliza.
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