Economia

Indústria de higiene e limpeza se recupera e espera crescer 3% em 2024

No ano passado, faturamento do setor no Brasil aumentou 5,6%, de acordo com dados divulgados pela Abipla
Indústria de higiene e limpeza se recupera e espera crescer 3% em 2024
Melhora no cenário econômico doméstico e redução nos custos de insumos no mercado externo impulsionaram o setor no País | Crédito: Adobe Stock

O setor de higiene e limpeza no País cresceu 5,6% em 2023 e deve registrar expansão acima de 3% em 2024, conforme estimativa do diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), Paulo Engler. O crescimento dessa indústria evidencia a recuperação do segmento, que registrou queda de 5,7% em 2022 frente ao ano anterior.

O diretor da Abipla conta que, no ano passado, a melhora no cenário econômico nacional, com diminuição da taxa de desemprego e aumento da renda das famílias, fez a indústria de higiene e limpeza ter uma recuperação consistente. Além disso, o cenário externo também contribuiu. “Os preços internacionais de vários insumos produtivos recuaram muito, porque subiu demais durante a pandemia. Com o fim da pandemia, as cadeias internacionais de suprimentos voltaram ao normal. Consequente os preços internacionais recuaram em dólar”, afirma.

Ele ressalta que o custo de produção dos produtos de higiene e limpeza diminuiu e também ajudou no crescimento da indústria. Os preços desse tipo de produto sofrem bastante impactos dos custos da energia elétrica e do óleo diesel, que foram reajustados em 2023. “Tudo isso contribuiu para que nossa indústria tivesse um crescimento de produção e vendas muito consistente”, disse Paulo Engler.

No último ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apontou inflação nacional de 3,71%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto isso, o reajuste nos preços dos produtos de higiene e limpeza foi de apenas 0,88%. Alguns produtos apresentaram até mesmo deflação no período, como detergente (-0,70%), sabão em barra (-5,68%) e esponja de limpeza (-4,57%).

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“As expectativas são tão boas quanto no ano passado. Imaginamos novamente que nossa produção possa ficar acima do crescimento do PIB, crescer 3% ou até mais”, aponta o diretor-executivo da associação. A estimativa da Abipla é que o faturamento da indústria tenha ultrapassado os R$ 50 bilhões em 2023.

Mercado de higiene e limpeza em Minas

Com quase 700 fábricas, Paulo Engler destaca que Minas Gerais tem papel essencial para o desempenho do setor no País, com a segunda maior indústria produtora, atrás apenas de São Paulo. O Estado também é o segundo maior mercado consumidor, novamente atrás do estado vizinho.

Ainda que a maior parte das fábricas mineiras seja de pequeno porte, com pouco mais de dez funcionários, ela possibilita uma disseminação da indústria pelas regiões estaduais. “Tem uma importância muito grande na venda, distribuição e produção dos produtos de higiene e limpeza, porque você tem muita fábrica em várias cidades. A capilaridade da indústria facilita muito a distribuição em todos os cantos do Estado”, afirma Engler.

A atividade está presente nos 26 estados, além do Distrito Federal. As unidades da indústria de higiene e limpeza podem ser encontradas em cerca de mil cidades do Brasil. Atualmente, o segmento emprega diretamente mais de 92 mil pessoas em todo o País. O setor registrou saldo positivo de contratações no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nos últimos cinco anos.

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