Indústria de Minas Gerais cresce 3,8% em 2023

Apesar dos desafios enfrentados ao longo de 2023, a indústria de Minas Gerais vai encerrar o ano com resultados positivos. De acordo com os dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o crescimento esperado é de 3,8%, superando, inclusive, o índice nacional, que é de 1,1%. Para 2024, a indústria mineira deve continuar crescendo acima da média brasileira. A estimativa aponta para uma expansão de 2,4%, enquanto na média nacional o incremento deve ser de 2%.
O resultado positivo alcançado pela indústria de Minas Gerais em 2023 é resultado da melhora do cenário econômico. A maior geração de empregos, aliada à melhoria de renda e o início da queda dos juros foram alguns dos fatores que ajudaram a impulsionar os resultados.
Conforme os dados da Fiemg, em 2023, a maior parte da indústria do Estado cresceu de forma significativa, com exceção da construção, que ficou praticamente empatada com 2022, apresentando uma variação negativa de apenas 0,2%. Já a indústria extrativa avançou 7,1%, a de transformação, 3,5%, e a de serviços industriais, 6,8%.
“Quase toda a indústria de Minas cresceu em 2023. Apenas a construção ficou empatada com 2022, muito em função da alta taxa de juros que afeta a construção civil. Os resultados positivos e significativos da indústria de Minas se traduzem em maior riqueza para o bojo da nossa sociedade. Toda vez que uma economia cresce, ela está ficando mais rica e a tendência é que todos que estão no mesmo ambiente prosperem também”, explicou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Resultado da indústria de Minas Gerais supera expectativas
Para o representante das indústrias do Estado, o crescimento do setor foi maior que o esperado inicialmente.
“Os resultados ficaram acima do esperado, mesmo porque o PIB brasileiro cresceu acima do esperado. Na indústria mineira a gente já projetava um resultado acima do nacional. Já falei que nossa performance será acima da nacional durante os próximos anos, fruto da política de atração de investimentos do Governo de Minas. Os investimentos, muitas vezes, demoram a se maturar, mas eles trazem resultados. Além disso, a indústria já instalada está performando bem”.
Para Fiemg, indústria de Minas Gerais seguirá crescendo acima da média nacional em 2024
Para 2024, apesar de projetar um índice de crescimento menor que o visto em 2023, de acordo com a Fiemg, a indústria de Minas Gerais seguirá com resultados positivos. A estimativa é crescer 2,4%, enquanto o índice de avanço em nível nacional está projetado em 2%.
“Continuamos com uma expectativa positiva, com a indústria de Minas Gerais crescendo acima da nacional. Eu ainda sou mais otimista que o Departamento de Economia da Fiemg, que projetou uma alta de 10% a 15% acima da nacional. Então, acredito que nós vamos continuar crescendo em taxas bem maiores, talvez, mais que 50% que a nacional”, disse Roscoe.
Conforme Roscoe, a expectativa positiva para 2024 se deve à estimativa de continuidade da queda da taxa de juros e a vários investimentos que estão em maturação.
“Poderemos ter um empuxo muito grande da indústria extrativa, caso a gente consiga reduzir gargalos que vão se impondo a essa atividade. Tem um grande potencial de crescimento dessa atividade em minas já existentes, mas que por detalhes estão atrasando a entrada delas em operação”.
A estimativa de crescimento em índices menores que em 2023 se deve a alguns fatores, como um crescimento da economia mais baixo em 2024, a tendência do Banco Central em reduzir apenas até 9,25% os juros – índice que é considerado alto -, e também a estimativa de que a geração de empregos tenha chegado ao teto em 2023.
Ouça a rádio de Minas