Indústria mineira avança em fevereiro, mas se preocupa com futuro

A indústria mineira registrou números positivos em fevereiro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção do setor avançou 0,5% no segundo mês de 2021 frente a janeiro, 0,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e 7,8% no acumulado do ano.
Além disso, de acordo com os dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o faturamento do setor em fevereiro apresentou um incremento de 1,5% na comparação com janeiro e de 11,5% quando se verifica igual período de 2020.
De acordo com o IBGE, as altas mais significativas quando se compara o segundo mês deste ano com fevereiro do ano passado foram registradas em fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (39,5%), fabricação de produtos de minerais não metálicas (11,0%) e fabricação de produtos do fumo (8,9%).
Apesar dos avanços registrados em fevereiro, o levantamento da Fiemg aponta também os desafios que se tem pela frente.
“Nos próximos meses, o principal desafio da indústria mineira será a superação da pandemia de Covid-19, tendo em vista o avanço do contágio e o ritmo lento da vacinação”, diz o material divulgado pela entidade.
A Fiemg ainda ressalta no conteúdo que outros problemas que poderão gerar reflexos negativos na indústria são a falta de insumos e a alta dos custos de produção.
Ouça a rádio de Minas