Economia

Sem projeção de crescimento, Indústria da Moda tem expectativa de manutenção em 2025

Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindvest-MG), início de 2025 está abaixo do esperado para a Indústria da Moda
Sem projeção de crescimento, Indústria da Moda tem expectativa de manutenção em 2025
Crédito: Divulgação Trend Connection

As vendas do setor de vestuário estão abaixo do esperado neste início de 2025. A inflação e as incertezas sobre a economia do País são os principais problemas da indústria da moda nos primeiros meses do ano. É o que revela o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindvest-MG), Rogério Vasconcelos. 

“A economia está muito ruim, o preço dos alimentos está muito caro, então as pessoas deixam roupas para o segundo plano. Com toda certeza, esse início de ano está abaixo do esperado”, revela Vasconcelos.

Até o momento, as projeções para o restante do ano não são animadoras para o setor. Segundo o Sindvest, os empresários da indústria da moda têm expectativa de manutenção e não de crescimento em 2025. 

“Não vejo ninguém falando em projeção de crescimento, está previsto manter. Se conseguir manter, já está bom”, ressalta. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em comparação com os dois primeiros meses de 2024, o setor não teve crescimento na demanda para 2025. De acordo com o presidente do Sindivest, os números ainda não estão fechados, mas é possível até uma pequena queda. 

“Não, não cresceu em relação ao ano anterior e os pedidos foram feitos em outubro. Podemos dizer que está igual ao mesmo período do ano passado. Se bobear, teve um pouco de queda”, destaca.

A alta do dólar e do euro também é um fator que pode elevar os custos de produção e afetar a competitividade. “Afeta nos insumos, porque a grande maioria dos produtos é importados. Mas o que está atrapalhando mesmo as vendas é a economia e a insegurança no governo”, conta o presidente do Sindvest-MG. 

Minas Trend em abril eleva a esperança da Indústria da Moda 

Em abril de 2025, Belo Horizonte sedia a 31ª edição do Minas Trend, evento considerado o maior salão de negócios do segmento da América Latina. Entre 16 e 18/4, a capital mineira se transformará no epicentro da Indústria da Moda com mais de 100 marcas distribuídas nos setores de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e sleepwear, além dos segmentos Kids, Baby e Teens, estreantes na feira.

O Minas Trend é promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e vai reunir lançamentos das coleções de primavera-versão 2025. O evento é a grande esperança para o aumento das vendas entre os empresários da Indústria da Moda. 

“Agora em abril tem lançamento de coleção nova no Minas Trend. Existe bastante esperança de que as vendas possam reagir. Estamos torcendo para que isso aconteça”, revela Vasconcelos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas