Economia

Indústria têxtil do Brasil pode liderar economia verde

BH sedia até esta 6ª feira mais uma edição do Congresso Internacional Abit, cujo tema principal é "Estratégias para um futuro mais sustentável"
Indústria têxtil do Brasil pode liderar economia verde
Abertura do Congresso Internacional da Abit 2022 em Belo Horizonte/ Crédito: Herlane Meira

A moda mineira voltou a ganhar foco após dois anos de um mercado desaquecido por conta da pandemia. O retorno dos eventos presenciais na capital mineira é um exemplo dessa recuperação para o setor de vestuário, indústria têxtil e de confecção. Neste ano, Belo Horizonte é novamente palco de mais uma edição do Congresso Internacional Abit. O evento, que tem como tema principal “Estratégias para um futuro mais sustentável”, começou nesta quinta-feira, no Minascentro, e acontece em paralelo com o Minas Trend.

Um dos principais assuntos levantados foi abordado pelo sócio da McKinsey & Company, Henrique Ceotto, na palestra “Tendências globais e imperativos de sustentabilidade na indústria têxtil”. Na ocasião, o executivo falou sobre a nova economia verde e enfatizou como o País se enquadra quando se trata de sustentabilidade, destacando sua importância como líder nesse processo. 

“O Brasil está unicamente posicionado para liderar a nova economia verde. Isso requer uma mentalidade diferente e uma habilidade de fomentar e estruturar novas cadeias que temos que desenvolver se quisermos capturar essa oportunidade”, afirmou. 

A abertura oficial do congresso foi feita pelo presidente da Abit, Fernando Pimentel, que ressaltou, durante seu discurso, a importância do setor têxtil e de confecção para a economia brasileira. A cerimônia contou, ainda, com as participações do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção, Marcos Pereira; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe; do presidente emérito da Abit, Aguinaldo Diniz Filho; e do presidente do Conselho do Senai Cetiqt e também emérito da Abit, Rafael Cervone.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Temáticas

O Congresso Internacional Abit 2022 acontece até esta sexta-feira (4) no Minascentro. Entre as principais palestras desta quinta-feira estão o debate do mercado têxtil e de moda, que sofreu mudanças profundas com a pandemia, promovendo novos comportamentos dos consumidores; sustentabilidade é o tema central no futuro da moda e da indústria; entre outras. Já na sexta-feira, o público poderá acompanhar temas como Inteligência Competitiva, Talentos e Competências de Futuro e outras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas