Produção industrial volta a crescer em Minas Gerais

Após um período de retração em setembro, a produção das indústrias em Minas Gerais voltou a crescer, encerrando outubro em 54,3 pontos – superior aos índices desejáveis de 50 pontos. Com isso, o setor iniciou o último trimestre com um dos melhores patamares do ano, conforme aponta a pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
A evolução foi impulsionada por fatores como maior número de dias úteis e aumento no número de empregos. Segundo a economista da Fiemg, Daniela Muniz, indicador que aponta evolução no número de empregados registrou o segundo melhor desempenho do ano, com 50,6 pontos, além de apresentar resultados mais otimistas do que no mesmo período em 2023.
Os estoques também encerraram o mês em saldo positivo após quatro meses consecutivos de queda. “Esse crescimento nos estoques pode indicar uma recuperação na produção e uma tentativa das empresas de se prepararem para uma eventual demanda mais forte nos próximos meses”, acrescenta a economista.
Apesar dos avanços, os indicadores mostram que a realidade das indústrias em Minas Gerais ainda se mantém aquém da capacidade produtiva considerada ideal. A utilização da capacidade instalada efetiva em relação à usual marcou 47,4 pontos em outubro, sinalizando que as empresas ainda seguem operando abaixo da capacidade produtiva considerada habitual para o mês.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Por outro lado, as intenções de investimento, embora tenham apresentado diminuição para novembro, continuam superando a média histórica. Para novembro, o índice de 58,7 pontos ficou 1,3 ponto abaixo de outubro (60 pontos) e 0,5 menor do que para novembro do ano passado (59,2 pontos).
“Isso sugere que, apesar de um certo recuo, as empresas mantêm uma visão otimista em relação ao futuro, o que pode ser uma resposta às perspectivas de recuperação econômica e estabilidade no setor industrial”, avalia Daniela Muniz.
Expectativas, embora moderadas, são positivas para os próximos seis meses
Para o final deste ano e início de 2025, a expectativa para a produção industrial em Minas Gerais segue positiva. Para novembro, o otimismo esperado com relação a demanda registrou 52,7 pontos.
Embora tenha apresentado resultados animadores, na comparação com outubro houve queda de 1,6 ponto e ao comparar com o mesmo período do ano passado, a retração soma 0,8 ponto. “A queda nos indicadores com relação às expectativas de demanda, relevam otimismo, embora moderado por parte dos industriais”, pontua a economista.
Também apresentando recuo, a expectativa de compra de matérias-primas registrou 51,6 pontos para novembro. Embora positivo, o índice que reflete a intenção de aumento nas aquisições de insumos recuou 1,8 ponto frente a outubro e 1,6 ponto com relação a novembro de 2023.
Apesar de algumas oscilações e incertezas econômicas, para Daniela Muniz, os dados continuam surpreendendo para cima e indicam uma retomada após quedas expressivas no ano passado. “Tivemos terceiro trimestre muito bom, impulsionado por avanços no consumo das famílias e sustentado pelo crescimento da renda e por um mercado de trabalho aquecido no Estado”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas