Economia

Inflação acelera em dezembro na capital mineira

Entre os itens específicos, a maior variação positiva foi observada nos serviços de táxi; já as maiores quedas foram verificadas para torneira, cano e material hidráulico
Inflação acelera em dezembro na capital mineira
Foto: Alessandro Carvalho / Diário do Comércio

A inflação de Belo Horizonte, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,77% no último mês de 2023, acelerando em relação a novembro, quando o índice havia apresentado elevação de 0,30%. No ano, o IPCA da capital mineira registrou aumento acumulado de 6,80%.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

O grupo alimentação voltou a aumentar em relação à terceira quadrissemana de dezembro (1,72%) e registrou incremento de 2,31% no custo médio em dezembro. Em novembro, a alta tinha sido menor, com variação de 0,92%.

Os subgrupos alimentação na residência e alimentação fora da residência apresentaram altas, respectivamente, de, 2,62% e 1,91%. Na alimentação na residência houve elevação em todos os itens: alimentos in natura (8,75%), alimentos em elaboração primária (2,24%) e alimentos industrializados (1,25%). Em 2023, o subgrupo alimentação na residência acumulou alta de 0,49%.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O grupo produtos não alimentares também apresentou nova alta no último mês de 2023. A principal elevação ocorreu no subgrupo produtos administrados (0,57%).

Destaques

Em relação aos itens específicos que mais se destacaram no período, a maior variação positiva foi de serviços de táxi, que apresentou elevação do preço médio de 15,33%. Já as maiores quedas foram verificadas para torneira, cano e material hidráulico (-13,54%) e joias (-10,43%).

O levantamento da Fundação Ipead mostrou que, considerando a importância relativa de cada bem e serviço na composição do índice, as maiores contribuições para a alta da inflação na Capital na quadrissemana foram de excursões 0,17 ponto percentual (p.p.), refeição fora de casa (0,13 p.p.) e casamento (0,09 p.p.).

Já a maior contribuição para conter a elevação da inflação ocorreu em seguro voluntário de veículos, que puxou o índice geral para baixo em -0,12 p.p.

IPCR

A Fundação Ipead também divulgou nesta quinta-feira a inflação de Belo Horizonte, que considera os gastos das famílias com renda de até cinco salários mínimos: o Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR).

O índice teve alta de 0,84% no período compreendido pela quarta quadrissemana de dezembro (cada quadrissemana equivale aos últimos 30 dias anteriores), registrando aceleração em relação a novembro, quando o IPCR havia sido de 0,12%.

Em 2023, o IPCR acumulou alta de 5,57%. Assim, conforme o levantamento, a inflação das famílias de Belo Horizonte que recebem até cinco salários mínimos (IPCR) foi 1,23 ponto percentual menor que a elevação sentida pela população como um todo (IPCA).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas