Economia

Impactado por inflação, custo médio de presente para Dia dos Pais aumenta em 34,8% em Minas

Neste ano, famílias gastarão em média R$ 240,81 por presente: 34,8% maior que em 2024
Impactado por inflação, custo médio de presente para Dia dos Pais aumenta em 34,8% em Minas
Foto: Diário do Comércio/Arquivo/Alessandro Carvalho

Impactado pela elevada inflação, o Dia dos Pais, primeira data comercial expressiva do segundo semestre, promete movimentar o comércio em Minas Gerais. A estimativa, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), é que a data apresente um tíquete médio de R$ 240,81, valor 34,8% maior do que em 2024.

Neste ano, o levantamento apontou que 60% devem presentear o próprio pai, enquanto 22% planejam o presente para o pai dos seus filhos e 18%, os sogros. Esse público segue em busca de melhores alternativas com destaque para vestuário (37,1%), calçados (16,1%) e cosméticos/perfumaria (9,7%), setores que atendem a diferentes perfis e preços.

O comportamento do público, segundo o economista da FCDL-MG Vinícius Carlos Silva segue patamares semelhantes aos dos anos anteriores, já que a data é fortemente marcada por fatores emocionais. “O Dia dos Pais faz parte da nossa cultura. Já existe um público definido e a intenção de presentear é a mesma, apesar do atual cenário econômico”, considera.

Com o crédito cada vez mais caro, além de outras variáveis que pesam na intenção de consumo, a tendência projetada é de que o público compre menos e gaste mais, o que pode levar a uma redução nas compras e maior cautela por parte do consumidor. Quando questionados se já sabem o que comprar, 43,6% dos entrevistados afirmaram que ainda não se decidiram e que devem deixar as compras para última hora.

Para o economista, uma maior cautela por parte do consumidor tende a reduzir o ritmo de compras e cabe às lojas investir em ações para atrair consumidores. “Esse percentual de indecisos está buscando oportunidades para realizar as compras de forma assertiva. Por isso, para fisgá-los, o lojista deve pensar em promoções, atendimento diferenciado e boas estratégias de divulgação”, afirma Silva.

Lojas físicas e crédito parcelado lideram preferência do consumidor mineiro

A praticidade, somada à tendência de compra na última hora, tornam os espaços físicos os preferidos dos consumidores de Minas Gerais para as compras no Dia dos Pais. Segundo o levantamento, 56,4% do público deverá adquirir presentes em loja física, enquanto 23,1% preferem comprar na internet e 20,5% avaliam as duas opções.

Vinícius Silva considera que muitos consumidores não deixam de conferir de perto os produtos e quem opta pelas modalidades física e digital, busca somar o melhor dos dois mundos de forma que atenda aos requisitos práticos e financeiros. “A loja física também complementa o digital. Ela pode ser ponto de venda e, ao mesmo tempo, ponto de apoio do digital, ou seja, quem souber trabalhar de forma multicanal tende a dar certo”, pontua.

Quanto aos pagamentos, quatro a cada dez pessoas (41%) devem optar pela modalidade de crédito parcelado. O comportamento segue uma tendência observada em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, em que o parcelamento é a alternativa encontrada pelos consumidores para contornar o orçamento apertado. Em seguida, as opções cartão de crédito à vista (23,1%) e dinheiro ou Pix (20,5%) também se firmam como importantes meios de pagamento na data.

“A partir desses resultados, notamos que o Dia dos Pais segue sendo uma data que movimenta o comércio, independente do cenário econômico. Por isso, reafirmamos que cabe aos lojistas aproveitarem a oportunidade dessa sazonalidade, com ações que envolvam a temática, promoções e atendimento customizado para aplicar uma boa estratégia de vendas”, finaliza.

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