Minas Gerais deve receber cerca de R$ 6 bilhões em investimentos em infraestrutura neste ano

Minas Gerais deve receber, neste ano, algo próximo de R$ 6 bilhões em investimentos públicos e privados em infraestrutura, considerando toda a carteira do Estado de projetos do setor. A informação é do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, em entrevista ao Diário do Comércio, durante a InfraBusiness Expo 2025.
Conforme o secretário, o valor pode variar um pouco em função da execução dos projetos, mas a expectativa é que fique nessa faixa. Ele destaca que, no exercício passado, os aportes alcançaram esse montante, o que representa um recorde para Minas Gerais. Para Bruno, é fundamental que o patamar seja mantido para que o Estado continue em um ciclo virtuoso.
“Quando olho para 2026 e para os anos vindouros, a perspectiva é mais positiva ainda. Para além dos investimentos já contratualizados que estão se tornando realidade, temos uma série de projetos que serão levados a leilão e que se tornarão investimentos nos próximos anos”, destaca. “A expectativa futura, quando a gente fala que Minas Gerais vai ser o epicentro de investimentos em infraestrutura, é porque vem muito mais notícias boas por aí”, afirma.
Dos aportes realizados em 2024, segundo Bruno, cerca de R$ 2 bilhões foram investidos pelo governo de Minas Gerais na infraestrutura rodoviária, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Aproximadamente outros R$ 2 bilhões foram aplicados pelas cinco concessões rodoviárias do Estado em operação no momento.
Segundo Bruno, também ocorreram investimentos em infraestrutura municipal, com o governo apoiando municípios na execução de obras, via convênios de saída; no metrô de Belo Horizonte, através da concessão do modal; e em programas diversos que estão sendo executados pelo Executivo estadual, como de segurança hídrica e de contenção de cheias.
Governo está otimista para o leilão do lote Via Liberdade e busca solução para a concessão do Vetor Norte
Para melhorar a infraestrutura de Minas Gerais, considerada a base para a atração de investimentos para o Estado, o governo mineiro tem apostado fortemente na estratégia de complementaridade entre aportes públicos e privados. Com esse plano, o Executivo do Estado pretende leiloar mais cinco lotes rodoviários até o fim de 2026, e corre contra o tempo para que os leilões ocorram antes do fim da gestão do governador Romeu Zema (Novo).
O primeiro certame dessa leva está marcado para o dia 18 de setembro. Trata-se do lote Via Liberdade, anteriormente chamado Ouro Preto-Mariana, que envolve em torno de R$ 5 bilhões em investimentos, dos quais R$ 2 bilhões oriundos do Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce e R$ 3 bilhões aplicados pela própria concessionária. O secretário pontua que o Estado vê interesse do mercado no projeto e está otimista para a disputa.
Outro lote na lista de concessões futuras do Estado é a do Vetor Norte, que estava previsto para ser leiloado neste ano, porém, teve o edital suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). No último sábado (9), os deputados de oposição concordaram em instalar uma mesa de conciliação para discutir a concessão. Com a manifestação, o Executivo estadual aguarda a marcação de uma primeira reunião de entendimento no órgão.
Bruno diz que a intenção do Estado é ser propositivo na negociação e buscar uma solução para o impasse. Ele defende o projeto, dizendo que foi feito com embasamento técnico, contudo, salienta que o governo está aberto ao diálogo para que a concessão avance.
Estado ainda não recebeu formalização de repasse de R$ 1 bi do BNDES para ampliação do metrô
Nesta semana, surgiram notícias de que o governo federal sinalizou que atenderá ao pedido do governo de Minas Gerais e da prefeitura de Contagem e vai repassar R$ 1 bilhão para as obras de extensão da linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o viaduto Beatriz. O comunicado teria sido feito pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloísio Mercadante, à prefeita Marília Campos (PT).
Apesar dos rumores, o Estado ainda não foi avisado oficialmente, segundo o secretário de Infraestrutura. Conforme Bruno, o governo estadual pleiteou os recursos, acredita que terá sucesso, mas não recebeu, até o momento, nenhuma formalização sobre o repasse da verba.
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