Economia

Minas tem 662 agências dos Correios habilitadas para atendimento a aposentados e pensionistas do INSS

Serviço gratuito e presencial dos Correios tem como objetivo facilitar a consulta e a contestação de descontos indevidos em benefícios
Minas tem 662 agências dos Correios habilitadas para atendimento a aposentados e pensionistas do INSS
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

A partir de uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios, aposentados e pensionistas de Minas Gerais já podem contestar descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios, de forma gratuita e presencial. O atendimento entrou em operação no último dia 30 de maio e busca ampliar o acesso de quem tem dificuldade de usar canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

Minas é o Estado com mais agências habilitadas a fazer o serviço: são 662, cobrindo 847 dos 853 municípios mineiros. A capital Belo Horizonte lidera a lista com 14 pontos de atendimento, seguida por Uberlândia, com 6, e Contagem, com 5.

“Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. 

Atendimento nacional e humanizado

Em todo o País, mais de 5 mil agências dos Correios participam da iniciativa. A proposta é atender especialmente a população mais vulnerável, em regiões sem unidades próprias do INSS, e combater fraudes que afetam principalmente os idosos.

“Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa”, destaca Waller Júnior. 

Segundo o INSS, o atendimento nos Correios também ajuda a reduzir a exclusão digital entre os beneficiários da Previdência, oferecendo um canal confiável, seguro e próximo da população.

Como funciona o atendimento nos Correios

Nas agências dos Correios, o atendimento aos beneficiários do INSS incluem:

  • Consultar se houve desconto em seu benefício;
  • Contestar descontos não autorizados;
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado;
  • Acompanhar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
  • Analisar documentos enviados por associações;
  • Receber um protocolo de atendimento com orientações para continuar o processo pelo 135 ou pelo app Meu INSS.

O atendimento é feito por funcionários treinados, com protocolos rígidos de segurança, e todas as informações são tratadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para as áreas ainda não contempladas por agências habilitadas, o INSS e os Correios planejam ações itinerantes e mutirões, com o objetivo de garantir o acesso universal ao novo serviço.

Correios e INSS alertam para cuidado com golpes

A empresa alerta que nenhum representante do INSS ou dos Correios está autorizado a oferecer esse serviço presencialmente nas casas dos beneficiários. O atendimento é feito somente nas agências, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pela Central 135.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas