Exclusivo: Mário Penna vai abrir hospital de ponta e transformar atendimento pelo SUS

O Instituto Mário Penna está implantando um novo hospital em Belo Horizonte. A unidade, localizada na avenida Raja Gabáglia, nº 1.307, será inaugurada em 2026. Com capacidade para oferecer de 150 a 200 leitos, o novo hospital absorverá os pacientes da saúde suplementar e particulares, permitindo que o Hospital Luxemburgo, também da rede, conclua a transição para atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o diretor-presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite, a nova estrutura ampliará a capacidade de atender tanto os usuários da saúde suplementar e particulares quanto os serviços de alta complexidade também voltados ao SUS, como transplantes e exames avançados.
“Este é um novo capítulo, construído com o esforço da nossa equipe e da nossa comunidade de doadores, que nos apoiam desde o início dessa história, mas, sobretudo, se sustenta no nosso compromisso com a saúde pública. Crescer, para nós, é garantir que o SUS continue sendo uma realidade digna para milhares de pacientes em Minas Gerais”, disse.
O novo hospital funcionará em um prédio já existente na avenida Raja Gabáglia, adquirido pela Instituição. A localização estratégica integra a unidade ao corredor de saúde da Capital, além de mantê-la próxima ao Hospital Luxemburgo. A unidade, que passa por adequações estruturais e tecnológicas, garantirá o fôlego financeiro necessário para a expansão dos atendimentos gratuitos realizados pela rede.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Estrutura arrojada
Com aproximadamente 14,1 mil metros quadrados de área construída, podendo ser ampliada para 18,5 mil metros quadrados, e 16 andares disponíveis, a unidade oferecerá entre 150 e 200 leitos. O novo hospital contará com corpo clínico e equipe multidisciplinar altamente qualificados, além de serviços completos de diagnóstico por imagem.
Haverá ainda serviço de pronto atendimento resolutivo. Serão oferecidas diversas especialidades e clínicas médicas, com alta eficiência logística nas 10 salas previstas para o centro cirúrgico. O investimento também será direcionado à tecnologia de ponta, incluindo cirurgias robóticas e equipamentos avançados.
A unidade contará ainda com serviços de apoio próprios, incluindo estrutura completa para diagnóstico por imagem. O anúncio oficial da nova unidade foi feito durante o 3º Jantar Beneficente do Mário Penna, no dia 26 de junho, no Contemporâneo Hall, com a presença de parlamentares, empresas parceiras, apoiadores, representantes da sociedade civil e colaboradores da instituição.
Transição do Hospital Luxemburgo
Conforme o Instituto, o hospital da rede Mário Penna atenderá os pacientes particulares e de planos de saúde que atualmente são atendidos pelo Hospital Luxemburgo, que passará a atender exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a mudança, o Hospital Luxemburgo fortalecerá a rede de atendimento do SUS na capital mineira. A transição será acompanhada por uma expansão da infraestrutura hospitalar. A unidade prevê a abertura de 20 novos leitos de UTI e 60 de enfermaria. Haverá ainda modernização estrutural, implantação de elevadores e melhorias na logística interna da unidade.
Ouça a rádio de Minas