Economia

Uso da IA avança em diferentes setores produtivos de Minas Gerais

Inteligência artificial já é uma realidade do meio corporativo e nas médias e pequenas empresas; é o início da chamada curva de adoção, segundo especialista
Uso da IA avança em diferentes setores produtivos de Minas Gerais
No ramo imobiliário, utilização da IA é em processos e no setor de atendimento ao público | Foto: Reprodução Adobe Stock / Onephoto

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma realidade distante, avançou no meio corporativo e hoje vem sendo usada por inúmeros setores, embora a aplicação em algumas áreas não seja tão difundida quanto em outras. Empresas que a utilizam desfrutam de benefícios e visualizam oportunidades de ampliar a adoção da tecnologia.

O presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Matheus Pedrosa, destaca que, diferentemente de outras tecnologias de ponta, a inteligência artificial já nasceu massificada. Nos primórdios já havia experimentos de modelos avançados sendo implementados por algumas empresas e quando surgiu a IA generativa, a tecnologia se popularizou rapidamente.

O executivo afirma que empresas de qualquer porte conseguem ter acesso atualmente, mesmo que limitado quando gratuito, a IA para obter insights. As grandes companhias, sem dúvida, estão mais maduras no uso da tecnologia e com soluções mais bem desenvolvidas. Nas médias e pequenas empresas, é o início de uma curva de adoção, visto que elas ainda estão entendendo como e onde aplicar a inteligência artificial.

Para Pedrosa, todos os setores tendem a utilizar a inteligência artificial de alguma forma em certo momento. Por exemplo, na área de atendimento, as empresas que precisam fazer contato com muitos clientes podem aderir a IA para respondê-los em um tempo menor e com assertividade. Na parte de simulações e planejamentos, conseguem usar a tecnologia para simular cenários e receber uma gama de opções para segui-lo.

“Recentemente, tivemos um atraso logístico de importação no porto e fizemos diversos cenários, com diversos tempos de resposta, onde a inteligência artificial simulou quais seriam os impactos tanto no planejamento da produção quanto no planejamento logístico e financeiro”, exemplifica, citando a Fralía Cacau Brasil, indústria de cacau da qual é CEO.

Fralía Cacau Brasil
Na mineira Fralía Cacau Brasil, IA é difundida em vários setores | Foto: Divulgação Fralía

“É difícil pensar em um cenário no qual a IA não agregue valor. A questão, às vezes, é o custo para implementar a tecnologia versus o benefício que ela vai trazer. Mas certamente em qualquer situação que se aplicar a inteligência artificial, ela trará um ganho de produtividade, que pode ser mais significativo em alguns setores do que em outros”, afirma.

Como as empresas têm utilizado?

Na Fralía Cacau Brasil, a IA é amplamente utilizada em modelos de predição para produção e venda. Segundo Pedrosa, toda a previsão do forecast de vendas e demanda e o planejamento e controle da produção no chão de fábrica é feita com base em inteligência artificial. O CEO diz que o marketing também usa a tecnologia para produzir conteúdos.

Uso da IA pelo marketing da Fralía Cacau Brasil | Crédito: Divulgação/Fralía Cacau Brasil

A Netimóveis Brasil, do ramo do mercado imobiliário, tem aplicado a IA há quase dois anos em processos e no atendimento ao público. De acordo com o presidente da empresa, Ariano Cavalcanti de Paula, os resultados alcançados com a inteligência artificial em produtividade e vendas são bastante expressivos.

Ele explica que, na parte de atendimento, a Netimóveis possui uma inteligência artificial chamada N.I.A. Trata-se de uma assistente virtual no WhatsApp que, ao ser abordada por clientes via texto ou áudio, em qualquer horário e idioma, conduz uma conversa, apresentando detalhes de imóveis, esclarecendo dúvidas e sugerindo ofertas semelhantes.

“Isso tem um poder muito grande. No último ano, das vendas originadas pela nossa inteligência artificial, 48% ocorreram fora do horário comercial”, destaca, ressaltando que a N.I.A inicia o atendimento, registra as informações em um sistema CRM e conduz o processo para uma visita do cliente no imóvel conduzida por um corretor.

Atendimento feito pela N.I.A | Crédito: Reprodução

Conselheiro da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Cavalcanti diz que outras empresas do setor também estão usando a IA. Ele afirma que há vários produtos disponíveis para uso, especialmente para atendimento.

Segundo ele, a Netimóveis também tem uma plataforma móvel na qual os corretores registram informações de imóveis dos quais estão captando. A IA, além de fazer todo o processo de registro dos dados, faz o texto descritivo dos imóveis.

Visualizando oportunidades, o executivo afirma que existe um caminho interessante para as empresas do mercado imobiliário que é utilizar a IA para apurar a capacidade de pagamento dos clientes. Cavalcanti diz que a sua empresa já vem trabalhando nisso.

Expansão da IA em outras áreas

Um setor que ainda utiliza pouco a inteligência artificial é o de panificação. O presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Vinícius Dantas, afirma que a tecnologia é adotada individualmente por algumas empresas para verificar dados financeiros, tirar dúvidas de processos e na conferência de projetos, por exemplo.

Ele destaca que ao utilizar a IA, as empresas reduzem custos e simplificam processos. Conforme o executivo, a categoria tem buscado especialistas para mostrar para os empreendedores, de forma simples, como aderir a tecnologia e quais as vantagens do uso.

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