Economia

Intenção de contratação em Minas Gerais é destaque nacional

Com 21% das empresas pretendendo contratar, Estado ocupa a quarta posição entre estados brasileiros
Intenção de contratação em Minas Gerais é destaque nacional
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Minas Gerais está entre os estados brasileiros com as maiores intenções de contratação para o terceiro trimestre de 2024. Com 21% das empresas pretendendo contratar, o Estado é destaque, junto ao Rio de Janeiro (27%), São Paulo (25%) e Paraná (22%).

Os dados são de um levantamento realizado pela ManpowerGroup, empresa especializada em recrutamento e seleção. Recentemente, a marca realizou uma pesquisa com 1.050 empregadores brasileiros sobre a expectativa de contratação para período.

Quatro setores se destacam em Minas Gerais e no Brasil entre aqueles com maior expectativa de contratação. São eles: Finanças & Imobiliário (36%), Tecnologia da Informação (32%), Energia e Serviços de Utilidade Pública (27%), além de Bens de Consumo e Serviços (26%).

Brasil é destaque em ranking global de contratações

Ao considerar a análise global do mesmo estudo, houve crescimento na expectativa da contratação de trabalhadores. No terceiro trimestre, as possibilidades de emprego avançaram 22% no mundo, com destaque para Costa Rica, Suíça e Guatemala. Já Argentina e Tunísia registraram os menores avanços (3%).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Países que mais avançaram em contratações

1. Costa Rica (35%)

2. Suíça (34%)

3. Guatemala (32%)

4. México (32%)

5. África do Sul (31%)

6. Índia (30%),

7. Estados Unidos (30%)

8. China (28%)

9. Países Baixos (28%)

10. Brasil (27%)

Inteligência Artificial gera empregos

O estudo também destaca que o uso da Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e pode contribuir para o crescimento do desejo de contratação, inclusive em Minas Gerais. Na análise, 48% das empresas revelaram que já estão adotando a IA, aumento de 13% em comparação ao ano passado.

“Globalmente, 55% dos empregadores projetam um aumento no número de colaboradores devido ao uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning nos próximos dois anos. Para impulsionar a eficácia, a inovação e os resultados proporcionados pelas novas tecnologias, é importante que as lideranças apoiem o aprendizado e desenvolvimento das equipes”, comenta o Country Manager do ManpowerGroup Brasil, Nilson Pereira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas