Economia

Intermodal South America começa hoje

Maior feira do setor na América Latina contará com representantes de Minas, como a Cecomex e o BH Airport
Intermodal South America começa hoje
Em uma área de exposição de 40 mil metros quadrados, participam da Intermodal South America, neste ano, 500 marcas expositoras | Crédito: Divulgação

Com recorde de área de exposição, número de marcas, setores representados e países participantes se comparada a edições anteriores, tem início nesta terça-feira, a 27ª edição da Intermodal South America. Sediada no São Paulo Expo, na capital paulista, até o próximo dia 2 de março, a feira é considerada a maior do continente para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e armazenagem e comércio exterior. 

Em uma área de exposição de 40 mil m², participam da Intermodal, este ano, 500 marcas expositoras. Dentre elas, estão: 30 portos brasileiros; portos internacionais, de países como Estados Unidos e Alemanha; representantes de todos os modais de transporte; empresas do segmento de tecnologia; BH Airport, entre outros. A expectativa da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora do encontro, é receber cerca de 40 mil visitantes ao longo dos três dias de feira.  

Para o diretor do portfólio de Infraestrutura da empresa, Hermano Pinto Jr., um dos atrativos da Intermodal é a promoção de discussões sobre produtividade, conectividade e novas tecnologias que “contribuem para aumentar a competitividade e o desenvolvimento do País”. Segundo ele, a edição de 2023 será a maior já realizada e a experiência que o encontro proporciona “é imprescindível na construção de parcerias mais consistentes entre embarcadores, parceiros, apoiadores e fornecedores”.

Outra presença confirmada no Intermodal é a do idealizador e presidente do Centro Empresarial de Comércio Exterior, Eventos e Turismo de Minas Gerais (Cecomex-MG), Roberto Nóbrega. A agência, prestes a ser inaugurada em Juiz de Fora, tem como objetivo fomentar ações políticas, institucionais, industriais, comerciais e de marketing em vistas à promoção das exportações de produtos produzidos por empresas sediadas na região. Segundo ele, a feira será de fundamental importância para a divulgação do projeto. 

Criador do Canal Exporta Brasil, Nóbrega afirma que vai cobrir o evento e realizar entrevistas com importantes players do mercado, como a Prefeitura de São José dos Campos (SP), forte no setor de logística. Com ampla experiência no comércio internacional, o empresário também é vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE) e ex-diretor da Cobec Nigéria, na época, a maior trading company estatal do País.

Comércio exterior 

Sobre quais as expectativas para o comércio exterior do Brasil neste ano, Nóbrega destaca que são bastante positivas. “Com a vinda do novo governo e o ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assumindo a pasta que tinha sido extinta pelo ex-presidente, as perspectivas são as melhores possíveis”, diz. Segundo o empresário, a tendência é que o País exporte produtos manufaturados, algo que ele defende desde 1975. 

Para fomentar as exportações, ele afirma que levará grupos de empresas interessadas em participar de encontros internacionais como o Africa Ceo Forum 2023, que reunirá líderes africanos do setor privado e investidores. “Esse evento é muito importante, porque o Brasil nunca participou. Teremos a oportunidade de divulgar, vender e promover os produtos brasileiros. Quando eu falo de produtos, estou falando de máquinas e equipamentos, que é o que o Alckmin (vice-presidente da República) está falando. Temos que ajudar a nossa indústria a exportar”, ressalta. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas