Suspeita de intoxicação por metanol em BH é descartada após resultado do IML

A suspeita de intoxicação por metanol em Belo Horizonte foi descartada. O resultado da amostra encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) aponta que não foi detectada a presença da substância no sangue da paciente de 48 anos. Ela havia dado entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital com sinais de intoxicação e, depois, foi transferida para o Hospital João XXIII, onde permanece internada. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Com isso, Minas não tem mais nenhum caso suspeito de intoxicação pela substância em investigação. Além da paciente internada em BH, outras duas suspeitas foram descartadas: a de um homem de 25 anos em Poços de Caldas, no Sul do Estado, e a de outro homem, de 27 anos, em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata.
Todas as suspeitas haviam sido notificadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas).
A SES-MG orienta que, diante de sintomas suspeitos, a população deve procurar imediatamente atendimento médico. Todos os casos devem ser comunicados ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (Ciatox-MG), que fornece orientações clínicas e realiza a notificação imediata ao Cievs-Minas.
O Ciatox-MG permanece disponível 24 horas por dia para orientação técnica e assistência em casos de intoxicação, reafirmando seu papel como referência estadual em toxicologia.
Veja as orientações da Secretaria de Saúde
O órgão de saúde alerta a população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e enumera possíveis sintomas de intoxicação por metanol:
- náuseas,
- vômitos,
- dor abdominal,
- cefaleia, geralmente de forte intensidade,
- confusão,
- vertigem,
- perda de visão,
- borramento visual.
No caso desses sintomas, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada, a Secretaria de Saúde recomenda procurar atendimento médico imediatamente.
Ouça a rádio de Minas