Grupos de Minas Gerais compram shopping do Rio Grande do Sul

O Shopping Praça Nova Santa Maria, localizado no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi adquirido por investidores de Minas Gerais. Os grupos SFA e Belmont, ambos reconhecidos entusiastas do setor com participação em outros dez shoppings no Brasil, incluindo o Montes Claros Shopping, no Norte do Estado, foram os compradores do empreendimento. A transação não teve o valor revelado.
Inaugurado em 2017, o Praça Nova é considerado o maior centro de compras e entretenimento da região de Santa Maria. Conforme informações institucionais são: 162 lojas (cinco âncoras e nove megalojas), cinco restaurantes, vinte operações na praça de alimentação, cinco salas de cinema e 1.076 vagas de estacionamento. O mall tem Área Bruta Locável (ABL) de 22,8 mil metros quadrados e recebe cerca de 400 mil consumidores por mês.
Com o negócio, a partir da quarta-feira (15), o Praça Nova Santa Maria passa a ser gerido pela Argoplan, terceira maior administradora de shoppings do País. A empresa é responsável por 33 empreendimentos, distribuídos em dez estados. Em Minas Gerais, a Argoplan responde pelo Shopping Sete Lagoas; Pátio Central Shopping, em Patos de Minas; Montes Claros Shopping; Lagoa Santa Shopping; e o Shopping Vale do Aço, em Ipatinga.
“Com ampla expertise no setor, a Argoplan leva ao Praça Nova sua estrutura de gestão consolidada e experiência de mercado, com foco em apoiar o desenvolvimento do empreendimento e fortalecer seu papel como um dos principais centros de convivência, lazer e consumo da região central do Rio Grande do Sul”, diz trecho do comunicado divulgado pelo centro de compras.
“A transição de administração está sendo conduzida de forma planejada e estruturada, e a Argoplan está garantindo a continuidade das operações e o pleno funcionamento do empreendimento durante todo o processo”, informa.
Investidores também possuem outras atividades
Além de shoppings, os grupos de investidores mineiros que adquiriram o Praça Nova Santa Maria possuem outras atividades. O Grupo SFA é dono de atacarejos, loteamentos, hotéis e faculdades. O Grupo Belmont, por sua vez, extrai e processa gemas, areia e brita, produz concreto e cria e comercializa gado de corte no modelo intensivo.
Fundado na cidade mineira de Santa Maria de Itabira, em 1954, o Grupo SFA começou sua história com o Supermercados Bretas, vendido em 2010. Hoje, o grupo é proprietário, por exemplo, do Novo Atacarejo, uma rede pernambucana e franquias dos hotéis Íbis, incluindo o de Montes Claros e o de Contagem, e San Diego, em Belo Horizonte.
Já o Grupo Belmont teve sua origem em 1969, com a prestação de serviços de transporte de carga, exclusivamente para a Vale, em Itabira. Atualmente, o grupo tem diversas operações, como uma mina de esmeraldas em Itabira e fábricas de concreto nos municípios de Itabira, Barão de Cocais, Catas Altas e Guanhães.
Ouça a rádio de Minas