Economia

Investimentos vão marcar 1º semestre

A maior parte dos investimentos dos empresários da indústria eletroeletrônica deve se concentrar no primeiro semestre do ano. Conforme a sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), entre os 51% dos empreendedores que pretendem fazer aportes nos negócios em 2019, a grande maioria – 86% – fará tais operações nos seis primeiros meses do ano.

Segundo a sondagem, que foi divulgada no final de fevereiro e é referente a janeiro, 49% dos empresários já iniciaram os investimentos ou têm intenção de ampliar os aportes até o final de março. Outros 37% pretendem realizar esses investimento no segundo trimestre. Já 14% deixarão para o segundo semestre.

O número de empresas que indicou aumento das vendas e encomendas passou de 49% em janeiro de 2018 para 61% em janeiro de 2019. Por outro lado, aquelas que esperam queda passaram de 37% em janeiro de 2018 para 17% em janeiro de 2019.

Balança comercial – Segundo balanço da Abinee, o déficit da balança comercial dos produtos elétricos e eletrônicos somou US$ 2,43 bilhões, com redução de 3% em janeiro de 2019 em relação a igual período do ano passado (US$ 2,52 bilhões). A queda sofreu influência da retração de 3,8% das importações. As exportações caíram 7%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas