Economia

Ipatinga terá campus da UFOP

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG
Ipatinga terá campus da UFOP
Crédito: Divulgação UFOP

O sonho de ter um campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no município de Ipatinga, no Vale do Aço, está mais próximo de se tornar realidade. Após anos de negociações e esforços, a deputada federal Rosangela Reis (PL-MG) conseguiu articular uma agenda decisiva que resultou na confirmação da instalação do campus no município. A parlamentar promoveu uma reunião entre o novo reitor da UFOP, Luciano Campos, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Celinho do Sintrocel, na última segunda-feira (17), na sala de reuniões da prefeitura, para comunicar e tratar do assunto. (Jornal dos Vales – Ipatinga)

Projeto de Araxá para 250 casas

A Prefeitura de Araxá inscreveu um projeto no Novo PAC Seleções para a construção de 250 casas no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com o objetivo de ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda. A primeira etapa da obra inclui a construção de unidades habitacionais e a criação de um acesso em pista dupla ao bairro planejado Nova Esperança, que será realizado com recursos próprios do município. O projeto, que já havia sido apresentado anteriormente sem aprovação, foi reformulado e conta com apoio do governo federal, que sinalizou positivamente para novas aprovações. A Prefeitura orienta a população a manter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), requisito para participar do programa. (Clarim.Net – Araxá)

Timóteo sedia Rota dos Tropeiros

Timóteo sediou, na terça-feira (18), a primeira reunião do ano da Rota Vale dos Tropeiros – Cicloturismo, contando com a presença de vários ciclistas, empreendedores, representantes do setor público e entidades. A Rota Vale dos Tropeiros – Cicloturismo, lançada oficialmente em agosto do ano passado, durante o evento Inox Bike, é composta por trechos com diferentes níveis de dificuldade, ideais para ciclistas de todos os perfis, desde iniciantes até experientes. Com mais de 196 km de extensão, a Rota Vale dos Tropeiros é dividida em seis trechos, conectando os municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. (Portal Silmara Freitas)

Poços adere ao Cidades do Futuro

Poços de Caldas aderiu ao Programa Cidades do Futuro, do governo de Minas, que oferece suporte ao poder público, empresas e universidades para a transferência de inovação e desenvolvimento na cidade. O lançamento oficial do projeto ocorrerá no dia 20 de março, precedido por uma aula magna ministrada por Pedro Emboava, superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O programa visa à modernização da gestão pública por meio de soluções tecnológicas e estímulo ao ecossistema de inovação, além da geração de empregos. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Minas lidera criação de reservas

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi celebrado no domingo (16), e, entre as ações fundamentais para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, está a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Minas lidera o ranking nacional com 397 unidades de conservação desse tipo registradas, conforme o censo de 2025 divulgado pela Confederação Nacional de RPPNs. Em Minas, diferentes cidades da Zona da Mata contribuem com suas áreas de conservação. Seis municípios estão entre os que mais possuem áreas protegidas: Rio Preto (5ª colocação estadual), Descoberto (6ª), Lima Duarte (7ª), São João Nepomuceno (14ª), Espera Feliz (17ª) e Juiz de Fora (20ª). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Araxá negocia área do terminal

Uma comitiva da Prefeitura de Araxá participou, na semana passada, de uma reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em Belo Horizonte. Eles foram recebidos pela nova presidente da Codemge, Luísa Barreto, para tratar da cessão de áreas do Complexo do Barreiro ao município e da possibilidade de um convênio para manutenção desses espaços. Outro tema em pauta foi a participação de Araxá em um projeto da empresa para a construção de um novo terminal rodoviário. A iniciativa prevê uma parceria público-privada para modernizar a infraestrutura de transporte. (Clarim.Net – Araxá)

Gratuidade do coletivo continua

A Prefeitura de Formiga decidiu que a gratuidade no transporte público coletivo será mantida até o dia 31 de março de 2025. A decisão foi tomada devido à ampliação do prazo necessário para a fabricação e disponibilização dos cartões eletrônicos do novo sistema de bilhetagem. A administração municipal tem garantido essa gratuidade para minimizar os impactos à população, assegurando uma transição adequada para o novo modelo de transporte. (Últimas Notícias – Formiga)

Espécies de margaridas descobertas

Pesquisadores do Norte de Minas descobriram três novas espécies de margaridas amarelas, elevando para 11 o número de novas espécies no Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAT) Espinhaço Mineiro. A região, carente de estudos sobre biodiversidade, se revela como um hotspot para descobertas científicas. As pesquisas foram viabilizadas pelo Plano de Ação, coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e parte do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com 13 estados e executado pelo WWF-Brasil. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

JF sedia Festival Paralímpico

Sede em 2024, Juiz de Fora está, novamente, entre as 91 cidades brasileiras escolhidas para receber o Festival Paralímpico. Assim como nos anos anteriores, o evento acontecerá em duas etapas: a primeira no dia 14 de junho, e a segunda, em 20 de setembro, respectivamente, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e ao Dia do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. As atividades acontecerão no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Centro de Referência Paralímpico da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas