IPCA da RMBH aumenta 0,25% em setembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) subiu 0,25% no mês de setembro. O indicador volta a registrar inflação na região após uma redução de 0,08% em agosto, como mostram os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta de 1,32% no grupo de produtos e serviços ligados ao transporte foi a principal causa desse aumento do IPCA na RMBH no período. Por outro lado, o grupo de Alimentação e bebidas foi o grande responsável por segurar o avanço do índice na região, com uma queda de 0,36%.
Já no acumulado do ano, a RMBH fechou com uma variação positiva de 3,47%. O grupo que mais avançou em 2023 foi habitação, com alta de 8,63%. Enquanto os Artigos de residência (-1,92%) foram os únicos a registrar retração no período. Nos últimos 12 meses, a Grande BH observou um crescimento de 5,34% no indicador.
INPC
A Região Metropolitana também fechou setembro com alta de 0,14% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que considera famílias com renda entre um e cinco salários mínimos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Assim como ocorreu no IPCA, o aumento observado no grupo de transportes (1,1%) foi o principal influenciador desse resultado no mês. Já o grupo de alimentação e bebidas (-0,38%) foi a grande influência negativa no período.
Em 2023, o índice já acumula alta de 3,02% na região, com destaque para o avanço de 8,06% na habitação e para o recuo de 3,48% no grupo de alimentação e bebidas. O INPC também fechou o acumulado em 12 com uma variação positiva de 5%.
Ouça a rádio de Minas