Itabira busca estudo de viabilidade para fábrica de briquetes de minério da Vale
O prefeito do município de Itabira, na Região Central do Estado, Marco Antônio Lage (PSB) se reuniu, nesta sexta-feira (24), com o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região e também com o conselheiro da Vale, André Viana, para debater a proposta de um estudo de viabilidade para a instalação de uma fábrica de briquetes de minério de ferro da mineradora na cidade.
A instalação da fábrica é uma reivindicação do mandatário itabirense desde o ano passado e visa uma transição do município, tradicionalmente conhecido pela atividade minerária, para um período pós-mineração. Segundo afirmou Lage em suas redes sociais, o presidente do Sindicato Metabase defendeu que a cidade esteja na rota da produção de briquetes de minério de ferro da mineradora.
O briquete de minério de ferro é um produto desenvolvido pela mineradora a partir da aglomeração a baixas temperaturas do mineral, utilizando uma solução tecnológica de aglomerantes, que confere elevada resistência mecânica ao produto final.
Segundo a Vale, o briquete pode reduzir em até 10% a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na produção de aço em relação aos processos tradicionais, já que elimina a etapa da sinterização, intensiva em carbono. A redução é considerada relevante pela empresa, já que a siderurgia é responsável por cerca de 8% das emissões de GEE no mundo.
Alternativas tecnológicas para uma produção industrial com menos emissões de GEE também é bem-vista pelo setor siderúrgico, visto que iniciativas de baixo carbono têm sido valorizadas no mercado nacional e internacional, em tempos de descarbonização econômica.
Além do prefeito de Itabira e do presidente do Sindicato Metabase, estiveram presentes na reunião o conselheiro do fundo de previdência complementar da Vale, a Valia, José Ailton de Lima, o diretor nacional da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale), Sebastião Deiró, e a chefe de gabinete e secretária da prefeitura de Itabira, Natália Lacerda.
O Diário do Comércio procurou a Vale para comentar sobre a possibilidade do estudo de viabilidade da fábrica de briquetes, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Ouça a rádio de Minas