Economia

Itabira inicia racionamento de água diante da pior seca em anos

Medida afeta toda a cidade e valerá até 30 de novembro
Itabira inicia racionamento de água diante da pior seca em anos
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Em meio à mais severa estiagem dos últimos anos e ao agravamento da situação dos mananciais que abastecem o município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, na região central de Minas, inicia, nesta quarta-feira (24), um plano de racionamento de água que afetará toda a cidade. A medida, aprovada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), valerá até 30 de novembro.

O plano prevê o rodízio de abastecimento em seis regiões da cidade, com interrupção do fornecimento uma vez por semana, sempre das 7h30 às 21h. Aos domingos, o abastecimento será mantido em todas as áreas.

Em nota, o presidente do Saae, Valdeci Fernandes Júnior, explicou que o objetivo é equilibrar o consumo e garantir acesso equitativo à água. “Trata-se uma estratégia técnica para garantir justiça no acesso ao recurso, mesmo em cenário de escassez”, afirmou.

Mananciais operam em níveis críticos

A escassez de chuvas entre abril e setembro provocou uma redução significativa na vazão das principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município. A ETA Pureza, responsável pelo abastecimento de cerca de 60 bairros, reduziu sua vazão, mesmo após a ativação de uma captação emergencial em agosto. Já a ETA Gatos teve queda mais acentuada, de 80 litros por segundo para apenas 20 l/s. Juntas, as duas estações atendem aproximadamente 74% da população do município – cerca de 80 mil habitantes.

Prefeitura promete solução definitiva

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) classificou a adoção do racionamento como uma “decisão difícil, mas necessária”, e reforçou o compromisso com uma solução de longo prazo. Ele destacou o Projeto Rio Tanque, conduzido pela mineradora Vale, como alternativa definitiva para a crise hídrica. A obra, atualmente em andamento, tem previsão de conclusão em até três anos.

“Estamos trabalhando para garantir que nenhuma família fique sem atendimento neste período desafiador. Essa é uma ação emergencial, mas o foco está em uma solução estrutural”, afirmou o prefeito.

Ações emergenciais em curso

Desde agosto, o Saae vem adotando medidas para reduzir os impactos da estiagem:

  • captação emergencial no Córrego Rio de Peixe, com reforço diário de até 5 mil m³;
  • ampliação do fornecimento de água importada pela Vale, com acréscimo de 1.296 m³ por dia
  • implantação de sistema de reúso na ETA Gatos, recuperando 180 m³ por dia e correção de mais de mil vazamentos, reduzindo perdas na rede
  • campanhas educativas para o uso consciente da água e serviços essenciais terão prioridade

A assessoria de imprensa da prefeitura não sobre precisar os impactos econômicos, mas informou que “o racionamento está sendo realizado para garantir o abastecimento em unidades de saúde, escolas, creches, asilos e demais serviços públicos essenciais. Em caso de necessidade, o Saae disponibilizará caminhões-pipa, mediante solicitação.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas