Iveco adota layoff em Sete Lagoas para ajuste de estoques

O Iveco Group suspendeu o contrato de trabalho de parte dos colaboradores da fábrica de Sete Lagoas, na região Central do Estado. O layoff começou no dia 30 de outubro e, embora a montadora não dê detalhes sobre sua duração, informações extraoficiais dão conta de que deve se estender por quase 90 dias, com o retorno dos funcionários programado para a segunda quinzena de janeiro.
Em nota, a empresa disse que adotou a medida com o objetivo de ajustar estoques e que a decisão visa preservar empregos em um cenário desafiador para a indústria de caminhões em 2023. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, no acumulado até novembro, em relação ao mesmo período do exercício passado, as vendas desse tipo de veículo caíram 31% em Minas Gerais e 16% no País, comprovando a situação adversa.
Procurado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Sete Lagoas, Ernane Geraldo Dias, revelou que cerca de 830 empregados da planta estão com contratos suspensos. No local, a Iveco tem em torno de 2 mil colaboradores. Conforme ele, os funcionários seguem recebendo igualmente os direitos trabalhistas no layoff.
“Os trabalhadores que saíram de layoff não estão tendo nenhuma perda salarial. A empresa está complementando os salários e o 13º salário também será pago em sua totalidade. Inclusive, a participação de lucros, que o resultado fecha no dia 31 de dezembro e apura-se em janeiro, será pago no dia 31 do próximo mês”, destacou Dias, ressaltando ainda que os funcionários estão passando por cursos de qualificação on-line e têm ajuda de custo de R$ 80 para a internet.
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Ganho de licitação traz boas perspectivas para o 2024 da Iveco em Sete Lagoas
Apesar de 2023 não ter sido tão favorável para as montadoras, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Sete Lagoas está otimista para o 2024 da Iveco no município. Ele recorda que a empresa ganhou uma licitação do governo federal para fornecer ônibus escolares e, motivada por isso, contratará aproximadamente 230 funcionários na cidade já a partir do final de janeiro.
Como citado por Dias, a Iveco ganhou recentemente uma concorrência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e será, assim, um dos principais fornecedores de ônibus para o programa Caminho da Escola. A companhia será responsável pela entrega de 7,1 mil unidades, sendo 3,5 mil com capacidade para 59 estudantes e 3,6 mil para 44 estudantes. Os veículos serão produzidos na planta de Sete Lagoas e serão entregues no decorrer do próximo exercício.
Férias coletivas da Mercedes-Benz em Juiz de Fora e da Fiat em Betim
Outra montadora que aplicou layoff neste ano foi a Mercedes-Benz. Na planta de Juiz de Fora, na Zona da Mata, responsável pela produção de cabinas dos caminhões da marca, a empresa chegou a suspender o contrato de cerca de 300 empregados para gerenciar uma queda na demanda. A ação, entretanto, parece não ter afetado o cronograma anual e, segundo a empresa, as tradicionais férias coletivas no local tiveram início nessa segunda-feira (18) e vão até o dia 8 de janeiro.
Conforme o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região (Stim-JF), Fernando Rocha, a produção da montadora está normalizada na unidade e a companhia deve fechar o ano estável ou com uma leve queda devido à adversidade do meio do ano. Ele aposta que 2024 será melhor do que 2023, mas lembra que o setor automotivo é bastante instável e é preciso aguardar.
Já as férias coletivas da Fiat no complexo industrial de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), terão início no dia 2 de janeiro e terminarão no dia 11, segundo a montadora.
Fabricantes de autopeças devem fechar o ano estáveis
Os fabricantes de autopeças de Minas Gerais devem fechar este ano estáveis em comparação ao ano passado. O diretor regional do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) no Estado, Fábio Sacioto, explica que o setor está diretamente ligado às montadoras e que a previsão é que as vendas de veículos também encerrem 2023 com quase nenhuma variação. Por outro lado, para 2024, as perspectivas são positivas.
Conforme Sacioto, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a média diária de licenciamentos vem subindo nos últimos dias em função da injeção de capital na economia, como o 13º salário e a redução dos juros. “Temos sentido uma alta nas vendas dos veículos e por consequência na produção de autopeças”, disse. Segundo ele, a maioria dos fabricantes planeja conceder férias coletivas nas duas primeiras semanas de janeiro.
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