Iveco Group investe R$ 93 milhões em novo CD em Pouso Alegre

O grupo Iveco está construindo, desde junho deste ano, um novo Centro de Distribuição (CD) de peças em Pouso Alegre, no Sul de Minas, com previsão de conclusão total para o segundo semestre de 2026. O galpão com cerca de 20 mil metros quadrados (m²) contará, até o fim das obras, com R$ 93 milhões em investimentos e substituirá a operação atualmente realizada em Sorocaba (SP), que já opera no limite de sua capacidade.
Segundo a head de Operações de Peças do Iveco Group para a América Latina, Fernanda Melo, o novo espaço passará a ser a principal estrutura logística para peças de reposição de todo o grupo incluindo Iveco, Iveco Bus e FPT Industrial. Até então, o grupo divide o espaço no interior de São Paulo com a CNH Industrial, que passará a controlar totalmente o CD com a saída do grupo Iveco.
Planejado ao longo dos últimos meses, o projeto tem previsão para iniciar as operações em abril de 2026, com conclusão total da transição no segundo semestre do ano que vem. Conforme explica Fernanda Melo, o novo Centro de Distribuição de Pouso Alegre está sendo concebido para dar mais agilidade e eficiência às operações logísticas do Iveco Group no Brasil.
“Mais do que um espaço físico, ele representa uma engrenagem estratégica que transforma a logística em um diferencial competitivo para o setor. Será um verdadeiro pulso logístico, funcionando em modelo full service, no qual o operador logístico será responsável pela infraestrutura predial e também pela movimentação e operação de materiais”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Escolha por Pouso Alegre é estratégica
Segundo a gestora a escolha por Pouso Alegre é resultado de uma avaliação rigorosa de diferentes alternativas e tem como objetivo principal elevar a experiência dos clientes, assegurando ganhos de agilidade, personalização e capacidade de expansão.
“A cidade reúne localização privilegiada, infraestrutura logística consolidada e proximidade com importantes corredores rodoviários, garantindo fluidez no transporte de peças e maior integração com o complexo industrial de Sete Lagoas e com os principais mercados consumidores”, diz.
A estrutura foi projetada para suportar diferentes demandas da operação, garantindo flexibilidade, personalização e capacidade de expansão conforme a evolução dos negócios.
Tecnologia de ponta nas novas instalações
O novo Centro de Distribuição será instalado em um prédio construído sob o padrão AAA de edificação, o mais alto nível em qualidade construtiva e infraestrutura. O espaço será configurado sob demanda para atender às necessidades específicas do Iveco Group.
O novo depósito será equipado com um sistema de gestão de armazenagem (WMS) de última geração, operando em tecnologia full wireless. O layout foi desenvolvido em modelo flexível, permitindo rápida expansão futura e adaptações conforme a dinâmica da operação.
Todos os equipamentos e estruturas foram projetados sob encomenda, com foco nas características técnicas e operacionais do Iveco Group, assegurando alto desempenho, precisão e agilidade em todas as etapas do processo logístico.
A infraestrutura tecnológica e operacional está orientada para garantir um nível superior de serviço, com foco em entregas rápidas, rastreabilidade total, melhoria contínua da performance e excelência no atendimento ao cliente.
“Mais do que um novo centro de distribuição, este é o nosso novo pulso logístico, que vai bater no ritmo da inovação, da performance e da proximidade com o cliente”, finaliza Fernanda Melo.
Ouça a rádio de Minas