Jovem advogado já comanda 7 empresas

Dirigir uma empresa não é fácil. Equipe, tributos, produção e processos fazem parte da rotina do empreendedor. Organização, transparência e método são imprescindíveis independentemente do porte ou do setor de atuação. Agora, imagine tudo isso multiplicado por sete (empreendimentos).
O advogado e empresário Diego Starling é um desses destemidos que topou o desafio. Antes de completar 30 anos ele está à frente de negócios que vão de uma banca jurídica à fábrica de cigarros, todos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH): Starling & Ferreira Sociedade de Advogados, Mova (agência de marketing digital), Elipcon (consultoria empresarial), Geobiz (empresa de georreferenciamento), Ragga (fábrica de cigarro de palha), Catcha Fire (indústria de bebidas e destilados) e Probiz (empresa de intermediação de negócios).
“Desde menino queria minha liberdade e comecei a trabalhar aos 12 anos com um tio. A partir daí não mais parei e o escritório de advocacia me ofereceu muito mais do que conhecimentos e experiência jurídica. Ele me fez conviver com empresários de todos os setores e me aproximou do mundo corporativo. Sempre achei que devia oferecer aos meus clientes mais do que serviços jurídicos, então passei a acompanhar as empresas e fui aprendendo sobre os negócios”, explica Starling.
Ao todo, o advogado comanda mais de 300 pessoas. A parte administrativa das empresas fica reunida em um mesmo espaço em Belo Horizonte, enquanto as unidades fabris estão em Caeté (RMBH). Em cada empresa Starling conta com sócios que o ajuda na administração.
“Meus sócios e equipes são meu grande ponto de apoio. Toda contratação é feita com muito rigor. A premissa é a capacidade de trabalho. Nas empresas fico com a parte comercial e gestão. Além disso, sou adepto da aplicação da tecnologia na gestão. Toda movimentação de dados é feita de maneira imediata”, destaca o empresário.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O escritório, por exemplo, utiliza uma ferramenta chamada jurimetria, que é a estatística aplicada ao direito. O recurso apura dados como média temporal de tramitação daquele tipo de processo, média de valores envolvidos no processo, e perfil do juiz, entre outras informações. Assim é possível dar celeridade e aumentar as chances de êxito nas causas.
Justamente por dar tanta importância à tecnologia a próxima empreitada do empresário é se especializar por meio de um curso de gestão de dados. “O aprimoramento em tecnologia é inevitável. É preciso transformar dados em informação de qualidade. Isso é fundamental para a criação de novos negócios. Tenho vontade de empreender em geração de energia limpa e pra isso preciso estar preparado”, completa.
Ouça a rádio de Minas